Bizu - 'El Matador' do Náutico

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo Diário do Nordeste

Bizu na frente do goleiro era fatal

Nesta sexta-feira, Cláudio Tavares Gonçalves, popularmente conhecido como Bizu, está completando 61 anos de idade neste dia 18 de junho de 2021. O atacante teve três passagens pelo Clube Náutico Capibaribe e é um dos grandes ídolos da torcida do Timbu até os dias de hoje.

Após ser revelado pelo Caçadorense do Paraná, e passar por clubes como Blumenau, Bangu, Avaí, Novo Hamburgo, Caxias e Palmeiras, Bizu chegou ao alvirrubro pernambucano em 1988. Logo em sua primeira passagem pelo Timbu que teve duração de 3 anos, conquistou o Campeonato Pernambucano de 1989, contribuindo para o time ao marcar 31 gols na campanha. Em sua segunda e terceira temporada, foi vice artilheiro do Brasil no ano de 1989 e 1990. No início da década de 90, foi artilheiro da Copa do Brasil com 7 tentos registrados.

Logo que encerrou sua passagem pelo Náutico, rumou ao Rio Grande do Sul para defender as cores do Grêmio em 1991, clube onde jogaria por um ano. Na temporada seguinte, Bizu retornou ao Náutico em em um período em que o clube vivia um momento de oscilações e em 1992, o alvirrubro foi rebaixado no Brasileirão. Ainda neste ano, Bizu iria buscar novos ares em Alagoas para jogar pelo CSA. Em 1993, voltou para Pernambuco, mas para defender um de seus maiores rivais, Sport Recife e no ano seguinte, jogaria no Ceará.

Sua última passagem pelo Náutico foi em 1994, quando o alvirrubro pernambucano fez mais uma péssima campanha no Campeonato Brasileiro da Série A e novamente foi rebaixado para a segunda divisão do futebol nacional. Ao final desta mesma temporada, Bizu anunciou sua aposentadoria como jogador de futebol profissional e despediu do clube com números muito bons. Em 179 jogos disputados, marcou 114 gols e por esse motivo, o camisa 9 ganhou o apelido de "El Matador".


O gol inesquecível - Dos vários gols marcados por Bizu com a camisa do Timbu, o mais inesquecível para os torcedores do alvirrubro foi gol do título estadual de 1989. Na final do Campeonato Pernambucano, o Náutico jogou contra o Santa Cruz no estádio do Arruda, em uma noite muito chuvosa em Recife. Já perto do fim da partida, e com o placar ainda sem gols, Lúcio Surubim conseguiu uma boa arrancada, invadiu a área do Tricolor e acabou sendo derrubado e o árbitro assinalou pênalti para o Náutico.

Na cobrança, Bizu ajeitou a bola na marca fatal para fazer a cobrança da penalidade. Na execução, o camisa 9 converteu o penal acertando o canto esquerdo de Waldir Peres, marcando o tento que daria o título. Após o apito final, as atletas alvirrubros se abraçavam no gramado e os torcedores gritaram o nome de Bizu a plenos pulmões nas arquibancadas do Arruda.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações