Futebol Feminino: Globo tenciona expandir modalidade em 2021

Foto: reprodução Twitter

Nadine Basttos deixou a Globo e foi para o SBT

Durante anos, senão décadas, que o futebol feminino tem corrido atrás do seu espaço na mídia tupiniquim, assim como nos clubes tradicionais do futebol nacional. Há pouco tempo, foi aprovada uma regra em que os times do futebol brasileiro que participam da Série A do Brasileirão são obrigados a terem uma equipe feminina estruturada e competindo em torneios, um exemplo sendo o Brasileirão Feminino. Inclusive, no ano passado, o título dessa competição ficou nas mãos do Corinthians, que venceu a grande final em casa, na Neo Química Arena. O Timão acabou superando o Avaí pelo placar de 4 a 2, logo após uma partida sem gols em Santa Catarina.

Essa nova regra que foi implementada é uma das tentativas da federação para tentar alavancar a modalidade e chamar a atenção do público para o que as jogadoras estão fazendo dentro das quatro linhas. A Seleção Brasileira feminina tem uma trajetória ótima dentro de campo, com várias medalhas olímpicas assim como boas colocações em campeonatos mundiais. E por muitos anos, tivemos a melhor futebolista do mundo, Marta, que venceu o prêmio em seis ocasiões, e para muitos é a melhor jogadora de futebol da história. Ela também é a maior goleadora da seleção brasileira, com 115 tentos anotados, ficando à frente de grandes ídolos como Pelé, Romário e Ronaldo - responsáveis por moldar toda uma geração de torcedores, que muitas vezes durante seus jogos não só torciam, como também davam palpites nas partidas que, hoje, podem ser feitos com facilidade em plataformas online, sendo que o 22bet é confiável, e conta com uma grande variedade de apostas, inclusive as acumulativas e combinadas.

Com todo esse cenário, a Rede Globo de televisão começou a investir mais nas mulheres. O primeiro indício dessa movimentação foi a contratação de Renata Silveira como narradora para a temporada 2021. Assim, a emissora deu a entender que irá reforçar o núcleo feminino para as transmissões - anteriormente, ele era composto pela ex-árbitra Nadine Basttos e a comentarista Renata Mendonça.


Exibição das partidas

Agora, a emissora conta com uma equipe de comentaristas montada e com a intenção de negociar e tentar adquirir os direitos de exibição do Campeonato Brasileiro Feminino; pelo menos é isso que afirmam algumas informações divulgadas pelo site UOL Esporte. Além disso, o objetivo principal da Globo é ter uma equipe 100% feminina para as transmissões para cobrir a temporada do ano que vem.

Todo esse esquema que a emissora está montando é para que a equipe de comentaristas narre tanto as exibições da Seleção Brasileira Feminina de futebol como também atuem em algumas partidas do Brasileirão. A estratégia de contratar os nomes aos poucos foi para que os rostos ficassem conhecidos pelo público e para que as telespectadoras femininas se sentissem representadas nas transmissões dos jogos do Campeonato Brasileiro. Mas, tudo leva a crer que na próxima Copa do Mundo Feminina, que será realizada em 2023, a emissora pretende exibir as partidas da Seleção Brasileira com uma equipe de comentaristas composta unicamente por mulheres.

Agora, quando o assunto é o futebol nacional, a Globo tem planejado desde o ano passado adquirir os direitos do Brasileirão Feminino. O objetivo é transmitir as partidas do torneio nas manhãs de domingo, substituindo a Fórmula 1, que não teve seu contrato de exibição renovado com a emissora. De acordo com o UOL, caso a emissora consiga os direitos do Brasileirão, ela irá transmitir uma partida por rodada em um horário mais acessível na TV aberta, enquanto as outras partidas seriam exibidas no Premiere, o serviço pay-per-view da Globo. Outro principal motivos por trás de toda essa comoção da Globo é que, segundo o grupo de comunicação, eles querem ajudar a profissionalizar ainda mais o futebol feminino no Brasil. Isso porque uma das principais queixas das atletas é a falta de atenção e investimentos, e alguns executivos da emissora acreditam que as transmissões podem cativar o público, fazendo que eles olhem para a modalidade com mais carinho.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações