Flamengo 16 x 2 Mangueira - Estreia do Fla no futebol completa 109 anos

Foto: arquivo
Colorizada por Zuzarte

Um dos primeiros times do Flamengo, do jogo contra o Paysandu

Em 3 de maio de 1912, o Flamengo fazia a sua estreia oficial no futebol. Fundado em 1895, o Rubro Negro demorou 16 anos para montar o seu departamento do esporte bretão. E seu primeiro jogo foi fantástico, goleando o Mangueira FC, pelo Campeonato Carioca, por exorbitantes 16 a 2.

Se na época da fundação do Flamengo o remo reinava absoluto como esporte favorito dos cariocas, em pouco tempo outra modalidade começou a rivalizar pela preferência do público: o futebol. E o Flamengo estava predestinado a ter papel de protagonista nesta nova paixão nacional.

Em 1911, houve um desentendimento interno no Fluminense. Alguns jogadores falavam trocar de clube, enquanto outros até mesmo pensavam em abandonar o futebol. Foi quando Alberto Borgerth, um dos jogadores do Fluminense, fez a proposta de criar uma seção de futebol no Flamengo, onde já era remador. A ideia foi aprovada e, no dia 8 de novembro daquele ano, foi criado o Departamento de Esportes Terrestres rubro-negro.

A estreia demorou alguns meses. Em 3 de maio de 1912, o Flamengo entrava no gramado do campo do América FC, na rua Campos Salles. O adversário era o Mangueira, time formado pelos trabalhadores da fábrica de chapéus Mangueira.


Em sua primeira participação, o Flamengo consegue um placar que já mostrava a capacidade do time: 16 a 2. O primeiro gol foi marcado pelo ponta direita Gustavo de Carvalho. O time jogou com Baena, Píndaro e Nery; Curiol, Gilberto e Galo; Bahiano, Arnaldo e Amarante; Gustavo de Carvalho e Borghert. Os gols foram de Gustavo (4), Amarante (4), Arnaldo (4), Borghert (3) e Galo.

Não demorou muito para vir o primeiro título: ainda em 1912 o Flamengo ganhou o Campeonato Carioca. A conquista veio com uma rodada de antecedência, após a vitória de 2 a 1 sobre o Fluminense. Riemer fez o gol do título. E assim começava a bela história do Fla no futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações