Campeão da Libertadores e Copa do Brasil, Audax explica desistência do Brasileirão Feminino A2

Foto: divulgação CBF

O Audax conquistou a Copa do Brasil de 2016, última edição da competição

Com uma história de parcerias e títulos no futebol feminino brasileiro, o Audax surpreendeu quando não estava presente na lista de equipes que disputariam o Brasileirão A2 de 2021, que começa neste sábado. Rebaixado na A1 do ano passado, o clube de Osasco teria direito à vaga na competição, mas acabou abrindo mão.

Em nota enviada ao site O Curioso do Futebol, o Audax alegou que questões financeiras e o fato de a pandemia de Covid-19 estar longe do fim pesaram na decisão de não participar de competições adultas femininas em 2021, incluindo também o Paulistão. Apesar de não disputar as competições adultas, o Audax confirma que estará nas competições de base. Confira a nota:
O Grêmio Osasco Audax informa que na temporada 2021 não contará com equipe profissional feminina, portanto, abrindo mão da vaga no Campeonato Brasileiro A2 e no Campeonato Paulista. 

A filosofia do clube prioriza o desempenho das categorias de base e revelação de talentos, ao longo dos anos o Audax formou diversos atletas de renome. Em 2021, a meio-campista do time sub 16, Anna Luiza, foi convocada à Seleção Brasileira Feminina da categoria. Apesar de durante nossa trajetória termos alcançado notável destaque nas categorias principais do naipe como os títulos da Copa do Brasil e da Libertadores, as dificuldades impostas pela pandemia e escassez de recursos agravaram o desempenho da equipe. Na temporada passada procuramos por parcerias e patrocínios que possibilitassem a manutenção do time, todavia, os resultados foram aquém do esperado, ocasionando no rebaixamento para a A2 do Brasileiro. No presente ano o Brasil ainda encontra-se longe do fim da pandemia da COVID-19 e as dificuldades financeiras permanecem, portanto, o Audax, nesse momento priorizará os esforços na equipe feminina SUB 16, visando a formação de novas atletas. Continuamos a procurar meios de formar um time profissional de excelência com a finalidade de ainda nos mantermos no pioneirismo do futebol feminino brasileiro conforme demonstrado pela nossa trajetória. 

Assessoria de Imprensa,
Grêmio Osasco Audax.
História recente de parcerias e títulos - O Grêmio Osasco Audax entrou no futebol feminino adulto em 2015, já fazendo grande "barulho", conseguindo a melhor campanha na primeira fase do Campeonato Paulista e ficando em terceiro no geral, caindo na semifinal para o campeão São José. Esta colocação deu ao time vaga na Copa do Brasil de 2016. Porém, como não tinha vaga no Brasileirão, naquele ano o Audax fez uma parceria com o Centro Olímpico, que também foi semifinalista da competição nacional.

Em 2016, o Audax fez outra parceria, com o Corinthians, que por conta do ranking masculino tinha vaga no Brasileiro Feminino. Essa parceria valeu também para o Campeonato Paulista. Porém na única competição no ano em que a equipe jogou como Audax, na Copa do Brasil, conquistou o título, garantindo vaga na Libertadores do ano seguinte.

Em 2017, a CBF acabou com a Copa do Brasil e deu ao campeão do ano anterior vaga no Brasileirão. Em resumo: com a parceria com o Corinthians em vigência, o Audax teve dois times na competição, um mais forte com a camisa do Timão e outro um pouco mais fraco (que ficou entre os oito primeiros) representando o time de Osasco. A confusão vem na Libertadores, já que o time mais forte jogou e foi campeão. Muitos, creditam o título ao Corinthians, mas quem tinha a vaga na competição e, portanto, detentor do título é o Audax.



Em 2018, a parceria com o Corinthians findou e a maioria das atletas preferiram o Timão, montando o time que hoje domina o futebol brasileiro feminino. Nesse ano, o Audax ficou na primeira fase do nacional e em 2019 foi até o mata-mata.

Já em 2020, o Audax começou a "tirar o pé" no futebol feminino. Foi para o Brasileirão com uma parceria com o Juventus, onde a maioria das jogadoras eram do clube da Mooca, ao contrário das parcerias anteriores. O time de Osasco foi rebaixado e nem disputou o Campeonato Paulista. Em 2021, a triste notícia de que a equipe está fora das competições.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações