Brasileirão Feminino Sub-18 2020 pode ter classificação final alterada com Flu e Inter no STJD

Com informações de Milena Piana
Foto: Thaís Magalhães / CBF

Jogadoras de Inter e Flu no primeiro jogo da decisão

Nesta sexta-feira, dia 28, o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pode dar novos rumos à uma competição que já terminou. O campeão do Brasileirão Feminino Sub-18 2020, Fluminense, e o vice, Internacional, estão sendo acusados de escalarem jogadoras irregulares justamente na final e podem ser punidos e, com isto, mudando a classificação do certame, que foi encerrada no último 20 de março.

Ambas as equipes foram denunciadas no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportivo, que diz "Incluir na equipe, ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta em situação irregular para participar de partida, prova ou equivalente". Os clubes, segundo o artigo, podem sofrer perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória no regulamento da competição, independentemente do resultado da partida, prova ou equivalente, e multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

O processo em que as duas equipes estão envolvidas

Segundo Milena Piana, do Empório do Futebol Feminino, o Fluminense jogou a final com uma jogadora que estaria suspensa, enquanto o Internacional inscreveu uma jogadora a mais na competição e esta atleta não poderia estar em campo.

A decisão do STJD pode mudar o rumo da classificação final do certame. Se ninguém sofrer punição, fica como está. Caso apenas o Fluminense leve sanção, o título fica para o Internacional, que se tornaria bicampeão do torneio. Se as duas equipes forem punidas, a taça fica para São Paulo ou Santos, mas aí entra outro problema.

O STJD pode deixar a questão para a CBF resolver ou ele mesmo pode determinar o que vai ocorrer. Como não houve uma decisão de terceiro lugar, como aconteceu no Sub-16, por exemplo, o tribunal pode definir o título pela campanha geral, onde o São Paulo leva a melhor (27 a 25 pontos) ou marcar uma nova final, onde teria mais percalços.


Apesar do torneio ter terminado em março, por conta da Covid-19, as equipes já fizeram o planejamento para 2021. O Santos, por exemplo, reformulou praticamente todo o seu departamento de base do futebol feminino e está com um elenco muito diferente do que disputou a competição. O São Paulo modificou menos, mas, mesmo assim, teria mínimos problemas. Agora é esperar os próximos passos.

A final - Depois de passarem por duas fases, o Fluminense e Internacional chegaram à decisão eliminando, respectivamente, Santos e São Paulo na semifinal. No primeiro jogo, nas Laranjeiras, o Tricolor venceu por 1 a 0, em 13 de março de 2021. A segunda partida foi no Beira-Rio, em 20 de março, embate que está sendo contestado no STJD, e as Gurias Coloradas venceram por 4 a 1 no tempo normal. Como o regulamento não previa desempate por saldo de gols na final, o título foi definido nas penalidades e o Flu ficou com a taça.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações