Zagueiro da grande Briosa de 2003, Vandir é mais uma vítima da Covid-19

Por Victor de Andrade
Colaboração de Mario Baio
Foto: Gazeta Press

Vandir marcando Kaká na semifinal do Campeonato Paulista de 2003

A Covid-19 fez mais uma vítima no mundo do futebol. Faleceu nesta segunda-feira, dia 26, o ex-zagueiro Vandir Osair Ferreira, de 46 anos. Revelado pelo Comercial de Ribeirão Preto, Vandir foi titular da Portuguesa Santista na grande campanha do Paulistão 2003, quando a Briosa foi semifinalista.

Nascido em São Simão, no interior de São Paulo, em 8 de julho de 1974, Vandir começou no Comercial. Versátil, já que atuava tanto na zaga como na lateral-direita, ele estreou no profissional em 1994, quando o Comercial estava na Série A2 do Paulistão.


Vandir começou a rodar o futebol paulista. Em 1997, foi para o Corinthians de Presidente Prudente, voltou ao Comercial no ano seguinte e ainda defendeu o São Caetano e o Americano de Campos. Em 2002, chegou na Portuguesa Santista, onde viveria seu melhor momento.

Na temporada de 2002, já sob o comando de Pepe, ajudou a Briosa a escapar do rebaixamento, no rebolo contra a Francana, nas penalidades, depois de dois empates. Mas o grande momento viria em 2003. A equipe Rubro Verde fez uma grande campanha, passando pela primeira fase de forma invicta, chegando na semifinal, e ficando com a terceira colocação no Paulistão daquele ano. A Portuguesa Santista não fazia uma campanha tão boa na elite do estadual desde 1938.


Vandir ainda defenderia o Botafogo de Ribeirão Preto, rival da equipe que o revelou, onde chegou em 2004. O zagueiro encerrou a carreira em 2006, jogando pelo rondoniense Vilhena. O jogador parou cedo, e decidiu investir em outras áreas profissionais, mas ainda batia sua bolinha na Associação Esportiva Quirinense.

Após parar de jogar, Vandir fez Medicina, se tornando médico da família em cidades do interior, e chegou a ter uma loja de materiais esportivos. No ano passado, foi candidato à prefeito em sua cidade natal, São Simão, pelo Solidariedade. Foi o terceiro colocado, com 593 votos (7,04% dos votos válidos). O vencedor, Marquinhos Kajuru (DEM), teve 4.186 votos (49,72% dos votos válidos).
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações