Nos bastidores, FPF já cogita voltar com séries A2 e A3 apenas com jogos noturnos

Foto: Rodrigo Corsi / FPF

A derrota da Portuguesa para o Água Santa foi um dos poucos jogos da A2 no período noturno

A Federação Paulista de Futebol está se organizando para que as séries A2 e A3 do futebol estadual voltem na próxima. Para que isto aconteça, a entidade, nos bastidores, já cogita até em não esperar a formalização das adaptações do protocolo de proteção à Covid-19 e realizar apenas jogos noturnos.

O atual decreto do Governo de São Paulo, que libera os jogos de futebol profissional no estado, exige que os eventos sejam realizados a partir das 20 horas, momento em que estaria sendo imposto o "toque de recolher" e menos pessoas estariam nas ruas. Apesar de a Série A1 não ter problema com isto e as partidas já estão acontecendo, na A2 e A3 teria consequências.

Na Série A2, Juventus, Água Santa e Monte Azul não têm sistema de iluminação em seus estádios, fora alguns que há muito tempo não utilizam o equipamento, como o Augusto Schimidt Filho (Rio Claro), que está com problema, ou Décio Vitta (onde o Atibaia vem mandando os seus jogos).

Já na Série A3, a lista de clubes cujo "suas casas" não têm sistema de iluminação aumenta. Nacional, Primaveral, Olímpia, Desportivo Brasil e Capivariano, que tem mandado suas partidas no Estádio Ernesto Rocco, em Porto Feliz, o mesmo do Desportivo Brasil. Por isto, é fundamental que os jogos diurnos sejam liberados para a volta das duas competições.

A FPF até chegou em um acordo com o Ministério Público de São Paulo (MP-SP) para que os jogos no período diurno fossem autorizados e esperava-se que o Governo do Estado, na flexibilização do Plano de Recuperação, já anunciasse essa liberação. Porém, não foi isto o que aconteceu.

Com isto, a entidade que rege o futebol em São Paulo já está trabalhando para que os jogos sejam realizados à noite, mantendo suas previsões de voltas: Série A2 já nesta segunda-feira, dia 19 (esse com probabilidade de mudança), e A3 na quinta (22). A reportagem de O Curioso do Futebol recebeu a informação de que a FPF entrou em contato com o Comercial FC para saber da disponibilidade de realizar o clássico rioclarense, entre Rio Claro e Velo Clube, no Estádio Francisco de Palma Travassos, em Ribeirão Preto, pois o Augusto Schimidt Filho está com problemas no sistema de iluminação.


Isto deve acontecer com jogos de outros clubes, principalmente com aqueles já citados anteriormente que não têm iluminação artificial em seus estádios. As partidas seriam realizadas até a FPF conseguir com o Governo a liberação os eventos diurnos. Nesta temporada, poucos jogos da A2 e A3 foram realizados à noite. Além disso, alguns dirigentes das duas séries admitiram que a FPF, extraoficialmente, deixou os clubes em alerta para o retorno das competições, nas datas já citadas anteriormente.

Mas há um impasse: quem loca o estádio terá que pagar mais pelo uso do sistema de iluminação. Mesmo quem é dono do estádio, vai gastar mais: ou terá uma conta de energia maior, ou terá que pagar o aluguel do gerador. Aí fica a pergunta: quem vai arcar com mais este gasto para os clubes? É neste ponto que esta ideia pode não vingar.

Com tudo isto, não estranhe se a Federação Paulista de Futebol fizer com a A2 o mesmo que fez com a A1 nos jogos em Volta Redonda e também no retorno da competição: divulgue a remarcação dos jogos com um dia de antecedência.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações