Paulistão A3 2021 começa neste sábado

Por Victor de Andrade, Luiz Lordello, Kauan Sousa e Lucas Paes
Arte: O Curioso do Futebol


Mesmo com os aumentos no número de casos e mortes de Covid-19 e a ameaça de paralisação do futebol (alguns estados já pararam e há uma solicitação do Ministério Público para a CBF tomar a mesma atitude), está marcado para começar neste sábado, dia 6, o Campeonato Paulista da Série A3 2021, que, a princípio, está garantido pelo Governo do Estado de São Paulo por conta do protocolo da Federação Paulista de Futebol de proteção a doença.

Porém, se não houver nenhuma decisão contrária, 16 equipes vão a campo a partir deste final de semana em busca das tão sonhadas duas vagas de acesso para o Paulistão A2 2021. Confira como estão as equipes para a competição:

BANDEIRANTE Esporte Clube
Birigui


Depois de 10 anos, o Bandeirante volta à Série A3. Vice-campeão da Segundona no ano passado, o clube investiu pesado para emendar mais um acesso e conseguir subir mais um degrau no escalão do futebol paulista. O time de Birigui trocou de treinador e será dirigido por Márcio Ribeiro (foto), além de ter trazido diversos jogadores experientes, além de ter mantido alguns destaques da competição Sub-23 que disputou em 2020.

BARRETOS Esporte Clube
Barretos


Depois da 14ª colocação em 2020, sem conseguir a classificação para o mata-mata da competição e ainda ter sofrido com o risco de rebaixamento no fim, o Barretos vem para A3 de 2021 com uma crise financeira, que obrigou o time a dar chances a alguns atletas da várzea da região. A equipe será comandado pelo técnico João Martins, que terá nomes como do goleiro William, que soma dois acessos com o Touro do Vale e chega para a sua quarta passagem no clube.

BATATAIS Futebol Clube
Batatais


Em 2020, o Batatais foi eliminado nas quartas de final, para o EC São Bernardo, que conseguiu o acesso para segunda divisão do estadual. Continuando na A3, o Fantasma da Mogiana almeja subir para série A2, apesar de começar mais tarde a pré-temporada em relação aos rivais. Para iniciar a competição, o técnico Luciano Baiano conta com jogadores que chegaram recentemente no clube, entre eles, o goleiro Rafael Betiol (foto), de 36 anos, lateral-direito Yan Gomes, de 26 anos, o meia Guti, com passagens pela Ponte Preta e Grêmio, e o atacante Estevão Borges, 25 anos, que atuou no Botafogo-SP, Corinthians, e outros clubes.

CAPIVARIANO Futebol Clube
Capivari


Novamente sobre o comando de Jardel Zaberlan, que assumiu o clube na reta final da A3 2020, o Capivariano tenta usar desta experiência para conseguir o acesso em 2021. O elenco jovem se somará a nomes experientes como o ex-palmeirense Corrêa (foto), o goleiro Moisés e o defensor Juan. Houveram diversos resultados interessantes na pré-temporada, como um empate com o Velo, que disputa a Série A2. Essa é a receita que o Leão usará para buscar um acesso a Série A2 em 2021. O time de Capivari abrirá a disputa enfrentando o Marília, no Bento de Abreu, no sábado, as 19 horas.


COMERCIAL Futebol Clube
Ribeirão Preto


Eliminado na semifinal da A3 em 2020, ficando na terceira colocação e após uma eliminação nas quartas de final da Copa Paulista, o Comercial vem para A3 de 2021 com o elenco bastante reformulado, apenas com três jogadores remanescentes da temporada passada, que são Cortez, Juninho e PH, sob o comando do técnico Fahel Júnior (foto), para tentar o acesso na competição.

DESPORTIVO BRASIL
Porto Feliz


Depois da nona colocação em 2020, sem conseguir se classificar para o mata mata, o Desportivo Brasil vem para A3 de 2021 com 42 jogadores no elenco, contando com os remanescentes, os promovidos das categorias de base e nove reforços até o momento, para serem comandados pelo técnico Elio Sizenando e buscarem o acesso na competição.

Clube Atlético LINENSE
Lins


O Linense, que no ano passado caiu nas quartas da A3, vem para a temporada 2021 com planos modestos. Em crise financeira, por conta da pandemia de coronavírus, vem apostando em soluções caseiras, como o treinador Edison Só, nascido em Lins. Entre os destaques está o meia Thiago Humberto (foto), de 35 anos, eterno camisa 10 do Elefante.

MARÍLIA Atlético Clube
Marília


Depois de chegar a decisão da Copa Paulista, o Marília chega confiante em 2021, para a disputa da série A3. O técnico Guilherme Alves espera colher frutos dos testes de pré-temporada para iniciar bem a competição. A expectativa é alta em cima dos jogadores recém chegado no clube, como o volante Matheus Silva (foto) e o atacante Rafael. Vale ressaltar que além do estadual, o MAC disputará a Copa do Brasil pela primeira vez.


NACIONAL Atlético Clube
São Paulo


Depois de ser eliminado nas quartas-de-final em 2020, com um belo final de primeira fase, o Nacional quer buscar a volta à A2 nesta temporada. Comandado por Ricardo Silva (foto), o Ferrinho teve resultados interessantes na pré-temporada, como por exemplo uma vitória no clássico com o Juventus. No elenco, alguns atletas com passagens por times grandes como Brener, formado no Athletico Paranaense e um dos grandes destaques da equipe. O Nacional estreia contra o Olímpia, no Tereza Breda, no sábado, dia 6, as 15 horas.

Esporte Clube NOROESTE
Bauru


Depois de ter liderado a primeira fase e ter deixado o acesso escapar na semifinal em 2020, o Noroeste quer, finalmente, subir de divisão em 2021. Para isto, manteve o treinador Luiz Carlos Martins, trouxe novamente o experiente Richarlyson, ex-São Paulo e Atlético Mineiro, e ainda contratou o seu irmão, o atacante Alecsandro, já que a família tem residência em Bauru. No total, o Norusca tem nove reforços.

OLÍMPIA Futebol Clube
Olímpia


Comandado por Oliveira, o Olímpia apostou na mescla entre juventude e experiência para buscar uma vaga na Série A2 de 2022. O Galo Azul trouxe diversos reforços para qualificar seu elenco na disputa. Entre as contratações, se destaca o meia Edson Pio (foto), que tem experiência em todas as divisões do Paulistão e se somará a valores jovens. Se destaca também o nome de Veloso, defensor polivalente que já defendeu o clube em outras oportunidades e a curiosa contratação do japonês Yu Yamamamoto, de 23 anos. É assim que o Galo tentará a luta pelo acesso. Eles abrem a competição contra o Nacional, no sábado, dia 6, as 15 horas, no Tereza Breda.

Clube Atlético PENAPOLENSE
Penápolis


Rebaixado no Paulistão A2 de 2020, o Penapolense quer dar a volta por cima já nesta temporada e conquistar o acesso na A3. O treinador da equipe será Emerson Alcântara (foto), que já esteve no clube em 2008 e dirigiu a seleção do Timor-Leste, e a agremiação trouxe 21 reforços, como o experiente Acleison, o atacante Romão e o volante Tufa.


Esporte Clube PRIMAVERA
Indaiatuba


Eliminado nas oitavas de final da copa paulista, em dezembro de 2020, o Primavera procura se superar, acreditando no acesso. Para disputa da Série A3, o tricolor conta com a reforma no gramado do “Gigante da Villa”, nome dado ao estádio que o Fantasma da Ituana comanda seus jogos. O comandante Ademir Fesan, acredita no poder de seu elenco, pensando jogo a jogo para a disputa da competição. A esperança de gol está no jovem atacante, Gustavo Schutz, que atuava pelo Fluminense.

RIO PRETO Esporte Clube
São José do Rio Preto


Comandado por Juan Canela, o alviverde mais uma vez tentará retornar ao Paulistão da Série A2, divisão que não disputa desde 2017. O elenco possui 23 nomes e é mais um que conta com a mescla entre experiência e juventude. Isso fica claro em diversos setores, como a defesa, que conta com Xandão e Nino Santos como os atletas mais tarimbados, para ajudarem jovens como Diego Valin. Além desses nomes, há outros com rodagem na própria Série A3, como o atacante Leandro Love (foto). O Rio Preto estreia no sábado, as 10 horas, contra a Votuporanguense, no Anísio Haddad.

SÃO JOSÉ Esporte Clube
São José dos Campos


Dono da melhor campanha e do título da Segundona, o São José vem para A3 2021 sob o comando do técnico Ricardo Costa (foto), com o elenco com alguns remanescentes da temporada passada e algumas contratações como o ex-goleiro do Vila Nova, Thiago Santos, o zagueiro ex-Cuiabá, Douglas Mendes, o também defensor Dema e os atacante Janilson, campeão da A3 pelo velo Clube em 2020, e Eric Mamer, que tem dois acessos tendo o mesmo treinador.

Clube Atlético VOTUPORANGUENSE
Votuporanga


Após ser rebaixado da série A2 em 2020, o Votuporanguense busca retornar a segunda divisão do estadual. O treinador Rogério Corrêa conta com alguns reforços para esta temporada, tais como o atacante Murilo Oliveira, revelado pelo São Paulo, o volante José Augusto com passagem pelo Atlético Goianiense e o goleiro João Vitor (foto), que atuou no Atlético Mineiro.


REGULAMENTO

A competição é disputada por dezesseis equipes: além dos dois rebaixados da Série A2 de 2020 e dos dois promovidos da Segunda Divisão de 2020 (equivalente ao quarto patamar do futebol paulista), também participam, os doze clubes que terminaram a Série A3 de 2020 entre o 3º e o 14º lugares.

Na primeira fase do torneio, as dezesseis equipes se enfrentarão em quinze rodadas (todos contra todos, apenas jogos de ida). Os dois clubes com as menores pontuações serão rebaixados para a Segunda Divisão de 2022, enquanto os oito primeiros colocados avançarão para as quartas de final, em que o primeiro colocado enfrenta o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro colocado joga contra o sexto e o quarto e quinto colocados se enfrentam. Nas semifinais os confrontos serão definidos através das campanhas, onde o time que tiver a melhor campanha enfrenta o da quarta melhor campanha e o da segunda melhor campanha enfrenta o da terceira melhor campanha. Em esquema de mata-mata, os finalistas terão acesso garantido à Série A2 de 2022. A fim de determinar o campeão da terceira divisão, essas duas equipes se enfrentam em jogos de ida e volta. A partir das quartas-de-final em caso de empate após 180 minutos, a decisão será por pênaltis.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações