Por Victor de Andrade
Foto: reprodução

Sede da Federação Paulista de Futebol
Apesar de estarmos ainda em março, a chance de os campeonatos estaduais Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17, organizados pela Federação Paulista de Futebol (FPF), serem realizados em 2021 está diminuindo cada vez mais. Se avaliar as últimas decisões da entidade para as categorias de base e atual estágio da Covid-19 e do plano de vacinação, é esta a constatação que se chega.
Primeiramente, a Federação não organizou as competições do Sub-11 ao Sub-17 em 2020 por conta de algumas questões que ainda não estão totalmente resolvidas este ano. As conversas de bastidores dão conta de que a entidade que rege o futebol paulista só iria organizar competições do Sub-11 ao Sub-17 no segundo semestre de 2021, caso a vacina contra o coronavírus já tiver sido aplicada e, como sabemos, ainda vai demorar muito chegar na idade dos atletas dessas categorias.
Além disso, mesmo com o futebol profissional acontecendo, inclusive com o aval do Governo do Estado de São Paulo, o atual estágio do número de contaminados por Covid-19 e mortes ocasionadas pela doença é pior do que em março de 2020, quando houve a paralisação do futebol em 2020.
Ainda há um fator que pesa para o lado dos clubes. Ao contrário da temporada passada, onde a FPF bancou uma parte dos exames das equipes que participaram de todas as competições, este ano a entidade deixou os custos de todos os testes para as agremiações. Isto já está ocorrendo nas Séries A1, A2 e A3, foi documentado na circular sobre o planejamento do Sub-20 e ainda foi avisado em reunião para as equipes da Segunda Divisão.
Com este custo a mais, imagine se os clubes, que não estão com uma situação financeira boa, sem renda nas partidas profissionais, que estão sem público, e com queda da arrecadação de sócios, já que quem tem clube social esteve com as portas fechadas por vários meses do ano passado e voltou a ter que trancá-las novamente neste atual momento, conseguirão arcar com mais este custo. Fica complicada a situação.
Sub-20 - O Sub-20, que foi realizado em 2020, está em uma situação mais próxima de ter a bola rolando em 2021. Porém, há algumas observações: o custo dos testes serão 100% arcados pelos clubes e, inclusive, a FPF deixou claro que cada equipe deve gastar R$ 377.368,80 para estar no torneio. O ponto positivo é que, assim como foi na temporada passada, o campeonato deve ser realizado em divisão única.
0 comentários:
Postar um comentário