Carlos Ruiter - Um brasileiro ídolo na França

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Ruiter atuando pelo Bordeaux

Neste dia 26 de março completa 78 anos o atacante Carlos Ruiter. Pernambucano nem tanto conhecido, Ruiter era um bom atacante que teve passagem boa no Campinense e no Naútico, antes de desembarcar e fazer história na França. Foi por lá, que Ruiter explodiu na carreira, atuando por Bordeaux e Monaco, numa época onde o futebol francês era pouco conhecido no Brasil.

Ruiter começou a carreira no Ypiranga, da Bahia. Foi no Confiança, porém, que sua carreira ascendeu mais, quando foi artilheiro da Taça Brasil de 1963, com 9 gols. Do Confiança, ele chegou ao Santa Cruz, onde conseguiu mostrar mais seu futebol, chamando atenção do futebol europeu. Acabou então contratado pelo Bordeaux, da França, sendo um pioneiro brasuca na Ligue 1 naquele momento.

Pelos Girondins, chegou já fazendo bons números em sua primeira temporada, marcando 10 gols em 12 jogos pelo clube. Se tornou uma das grandes referências da equipe, sendo o artilheiro em mais de uma temporada. Em seu período por lá, conseguiu dois vices na Copa da França, ficando com o vazio de não conseguir nenhum grande título.

Apesar da ausência de troféus, fez números interessantes pelos Girondins. Foram, segundo o portal Football Database, 57 gols em em 145 jogos, numa época onde o clube não era exatamente um dos gigantes do futebol local. Deixou o Bordeaux para jogar pelo Mônaco, no ano seguinte. Na época, o time do principado atuava na segunda divisão do Campeonato Francês.


Pelos Monegascos, na primeira temporada, marcou 31 gols em 32 jogos, números bastante agudos. Na segunda temporada não conseguiu ser tão eficiente. Ainda atuou pelo La Rochelle, outro time da segunda divisão francesa, sem conseguir grande destaque, com 3 gols em 17 jogos. Retornou ao nordeste do Brasil para se aposentar, encerrando sua trajetória profissional aos 32 anos, relativamente jovem.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações