A grande relação de Euller com o América Mineiro

Por Ricardo Pilotto
Foto: arquivo América Mineiro

Euller foi revelado e encerrou a carreira no América

Neste 15 de março de 2021, Euller Elias de Carvalho, o ex-atacante Euller, também conhecido como "O Filho do Vento" por todo o Brasil e um dos maiores ídolos do América Mineiro, completa 50 anos. O jogador criou um vínculo muito grande com o Coelho durante sua carreira.

No total de suas passagens pelo Coelho, Euller jogou por mais de uma década no clube mineiro. Foi revelado no início da década de 90 pelo clube alviverde de Belo Horizonte durante o campeonato estadual, que não vencia 20 anos. Além do América Mineiro, jogou também pelo São Paulo, Atlético Mineiro, Palmeiras, Verdy Kawazaki, Vasco, Kashima Antlers e São Caetano.

Chegou na base do clube em 1987, mas passou a atuar profissionalmente pelo clube em 1990, jogando com Ronaldo Luiz e Palhinha, outras duas revelações do clube na época. Teve problemas disciplinares, e com isso, voltou a jogar no juvenil. Só retornou para o profissional em 1993, ano em que começou a despontar no futebol.

Ele foi considerado como maior revelação do Campeonato Mineiro daquela temporada, quando o América conquistou o estadual e quebrou um tabu de 22 anos sem título. Ajudou a equipe marcando 9 gols e foi considerado um herói do clube por conta do título. Também por isso, ganhou o apelido "O Filho do Vento", que perdura até os dias de hoje.

Depois de sua primeira passagem pelo clube mineiro, jogou também por outros clubes brasileiros como São Paulo, Atlético Mineiro, Palmeiras, Vasco da Gama e São Caetano. Além de ter jogado por dois clubes japoneses, Verdy Kawazaki e Kashima Antlers.

O retorno - Depois de 15 anos de sua primeira passagem pelo América, Euller voltou ao Coelho. Esse seria o último clube que ele defenderia em sua carreira antes de se aposentar. Com 35 anos de idade, o jogador se tornou um grande símbolo do clube porque conseguiu mostrar que ainda tinha saúde o suficiente para conduzir uma equipe que disputaria o Módulo II do Campeonato Mineiro pela primeira vez na história e se encontrava muito abatida.

Além de levar o Coelho ao título da divisão de acesso do Campeonato Mineiro em 2008, Euller foi importante na conquista da Série C do Campeonato Brasileiro em 2009. No ano seguinte, levou o América Mineiro à elite do futebol nacional e de volta as finais do campeonato estadual em 2012.


Nesse mesmo ano em que o América Mineiro voltava a disputar uma decisão da competição do seu estado, Euller se despediu oficialmente do futebol em uma partida contra o Argentinos Juniors que marcava a reinauguração do estádio Independência e o centenário do clube. O time de Belo Horizonte venceu esta partida por 2 a 1.

Euller é considerado como símbolo do renascimento do América Mineiro pela imprensa esportiva brasileira. Foi um jogador importantíssimo que liderou o time, sendo principal inspiração para os torcedores e jogadores do clube na época.

Em um total de 12 anos jogando pelo Coelho juntando time profissional e juvenil, Euller é o quinto jogador que mais marcou gols pelo clube. Conseguiu ultrapassar a marca do maior ídolo do América, ao marcar 79 tentos. Um a mais do que Jair Bala, que marcou 78 vezes.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações