Ariel Holan é o novo treinador do Santos

Foto: Divulgação/Universidad Católica

Ariel Holan será o treinador do Santos

Fumaça branca na Vila Belmiro! O Santos FC confirmou a contratação do argentino Ariel Holan para ser o novo treinador do Alvinegro Praiano no ano de 2021. O anúncio do acerto, que já vinha sendo especulado há alguns dias, acontenceu na tarde desta segunda-feira, dia 22. O Peixe será o quarto clube como treinador no futebol profissional na carreira de Ariel, de 60 anos.

Na noite da quinta-feira, dia 18, já havia saído a confirmação da saída do argentino da Universidad Católica. Campeão chileno, Holan tinha a opção de deixar o clube ao fim da temporada e o interesse do Santos não é neessariamente novo, já que ele quase veio à Vila Belmiro em 2019, quando o Peixe acabou optando por Jorge Sampaoli. O novo técnico santista fez uma bonita postagem de despedida nas mídias sociais.

Holan é um sujeito que não tem o futebol como único esporte onde conseguiu bons feitos. Foi treinador do time argentino de Hóquei Sobre a Grama que conquistou o bronze no Pan-Americano de Santo Domingo, em 2003. Depois, começou sua carreira no futebol, que seguia como auxiliar de Burruchaga, passando pelos diversos clubes onde ele passou. Por um breve período, foi também treinador dos juniores do Argentinos Juniors.


Desde seu primeiro trabalho como treinador chamou a atenção, levando o Defensa y Justicia, pequeno clube argentino que tem o futebol ofensivo como uma ideologia até as quartas de final da Copa Argentina. Depois, no Independiente, clube do qual é "hincha" e sócio, foi campeão da Copa Sul-Americana, em cima do Flamengo, com um time cheio de jovens. Depois do Rojo, treinou justamente a Católica, onde foi campeão chileno.

Holan não é estranho à cenários onde tem de usar jovens. Ele passou por situação semelhante em todos os clubes na carreira, mas principalmente no Independiente, que também vivia problemas financeiros em sua estadia e na Católica, onde inclusive saiu por não poder buscar reforços, sendo que havia cobrança de melhores resultados na Libertadores. No Santos, pelo menos ao que se divulga, chegará com um projeto de longo prazo.


O argentino tem como estilo de jogo propostas de futebol ofensivo muito semelhantes as que fizeram a torcida santista cair de amores por Jorge Sampaoli. Os times de Ariel costumam propor o jogo e buscar diversas jogadas ofensivas, usando principalmente as pontas, algo que será facilitado no Alvinegro Praiano com Soteldo e Marinho. Será um futebol diferente do praticado com Cuca, já que o foco deve ser mais em posse de bola e jogo ofensivo.

Atual treinador, Cuca seguirá até o final do Brasileirão no comando do Santos. O Peixe joga as últimas duas partidas focado em garantir matematicamente a oitava posição, contando com o Grêmio para que esse lugar lhe garanta vaga na Copa Libertadores da América. Porém, a disputa para o time de Vila Belmiro começará na primeira fase da competição, conhecida como Pré-Libertadores, caso a classificação de fato se confirme.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações