Por Kauan Souza
Foto: arquivo
Eusébio fez apenas 10 jogos e um gol pelo Monterrey
Neste 25 de janeiro de 2021, o ídolo de Portugal, Eusébio, completaria 79 anos de idade se estivesse vivo. O ex-jogador, faleceu no ano de 2014, com 71 anos, após sofrer uma parada cardiorrespiratória, teve uma passagem pelo México, em 1975, onde defendeu o Monterrey.
No futebol Eusébio iniciou sua carreira na segunda metade da década de 50 no Sporting Lourenço Marques, de seu local natal, Moçambique, e chegou ao Benfica, clube em que fez história sendo o maior ídolo e artilheiro, no fim de 1960. Na equipe portuguesa, Eusébio conquistou 11 campeonatos nacionais.
Pela seleção de Portugal, o também conhecido como Pantera Negra disputou 64 partidas, fazendo 41 gols e sendo destaque na Copa do Mundo de 1966, onde foi considerado o melhor jogador da competição. Porém, após deixar o Benfica, ele rodou a América do Norte e foi nestas em que ele passou pelo Monterrey.
Na época, já com 33 anos, Eusébio assinou com os Rayados por duas temporadas e logo foi nomeado capitão da equipe, fato só possível pela força do seu nome e pela “surpreendente” receptividade de um povo “tão acolhedor” como o mexicano.
Mesmo atuando por pouco tempo na equipe mexicana, Eusébio classificou a sua passagem como “fantástica é fenomenal”, disse o ex atacante em entrevista ao Globo Esporte em 2011. Apesar do contrato de dois anos, Eusébio acabou tendo uma rápida passagem pelo Monterrey do México, atuando em 10 partidas e marcando apenas um gol.
Além do Monterrey, o Pantera Negra, também atuou em clubes da América no Canadá e nos Estados Unidos, chegou a voltar duas vezes para Portugal, onde atuou por Beira-Mar e União de Tomar, e encerrou a sua carreira durante a temporada de 1979-80 no norte-americano Buffalo Stations.
0 comentários:
Postar um comentário