A passagem de André Neles pelo Benfica

Por Lucas Paes
Foto: Diário de Notícias 

André Neles pouco conseguiu jogar pelo Benfica

André Neles, que completaria 43 anos neste dia 4 de janeiro, é um dos jogadores com uma das histórias mais malucas (e interessantes) do futebol brasileiro. Dono de diversas histórias pitorescas ao longo da carreira, desde atuar pela seleção da Guiné Equatorial a até pegar um pênalti em uma partida que teve de ir para o gol. No começo da década de 2000, quando era uma promessa, acabou contratado pelo Benfica.

Neles, que teve época que recebeu a alcunha de "Balada", por gostar da noite, começou no Uberlândia, mas chamou a atenção jogando pelo Galo, onde rapidamente impressionou pelas boas atuações e despertou o interesse dos encarnados. O gigante português levou o atacante brasileiro com esperanças de reforçar o elenco para buscar retomar o reinado em Portugal, numa época em que não conquistava o campeonato há seis anos. 

André, porém, pouco conseguiu se criar dentro do clube. Não conseguia chegar a titularidade vestindo a camisa encarnada e pouco acabou entrando. Estreou em janeiro de 2001, entrando no finalzinho de um jogo em 7 de janeiro, contra o SC Salgueiros, em Porto, pela Liga Portuguesa. Ademais, acabou atuando mais em amistosos até do que em partidas oficiais.


Ainda naquele ano de 2001 marcou seu único gol em partidas oficiais com a camisa benfiquista, em um disputado empate de 4 a 4 dos encarnados contra o Aves, na última rodada do Campeonato Português. Acabou passando a maior parte do tempo de seu contrato em empréstimos, primeiro pelo Marítimo, em Portugal mesmo, depois por Vitória, Inter e Palmeiras.

No total, contando jogos amistosos e partidas oficiais, atuou 16 vezes pelo Benfica, marcando um total de três gols, dois deles em amistosos, números divulgados pelo portal "Em defesa do Benfica" . Neles, que teve uma vida bastante agitada e foi dos problemas com drogas até à igreja e a música gospel, faleceu em 6 de fevereiro de 2020, vítima de um ataque cardíaco.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações