O Comercial campeão da Segunda Divisão do Paulistão de 1958

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Destacado, pai de Wagner Mancini, Vastinho, fez o gol do acesso e do título

Neste dia 10 de outubro, um dos mais tradicionais clubes do interior do estado de São Paulo, o Comercial Futebol Clube, de Ribeirão Preto, completa 109 anos de história. Uma trajetória de muitas páginas bonitas, conquistas e também de alguns sofrimentos. Em 1958, o Leão conquistou um de seus títulos mais importantes, a divisão de acesso do Campeonato Paulista (equivalente a atual Série A2) de 1958, com destaque para Vastinho, pai de Wagner Mancini, ídolo do clube e autor do gol salvador que provocou o terceiro jogo das finais naquele ano.

O Bafo começou a competição jogando no grupo branco, onde estavam outros tradicionais clubes do estado, como São Bento, Paulista, Inter de Limeira e Ituano. O alvinegro passou na terceira colocação na primeira fase, atrás de São Bento e Paulista. Nessa primeira fase, a equipe conseguiu passar por extremos, como duas goleadas por 6 a 1, uma aplicada sobre o Bandeirante de Birigui, fora de casa e outra sofrida fora de casa para o Paulista. Porém, com uma campanha muito consistente, principalmente dentro de casa, o time chegou a segunda fase.

Na segunda fase, o Leão enfrentou Bragantino, São Bento, novamente, Guaratinguetá, Paulista e Vila Santista, com essa liderança a equipe se classificou a final. Nesse estágio, mais uma vez foi essencial a campanha dentro de casa, onde os comercialinos conquistaram todos os pontos disputados, incluindo uma goleada de 8 a 1 sobre o Vila Santista, passando na primeira posição com apenas uma derrota para o São Bento.


A final então, que chegou a ser disputada já em 1959, envolveu Comercial e Corinthians de Presidente Prudente. Na primeira partida, o Corinthians venceu em casa e com o empate que ia conquistando no jogo de volta, até que Vastinho marcou um gol salvador que forçou a terceira partida. No duelo decisivo, disputado no Pacaembu, o Bafo não tomou conhecimento dos corintianos e aplicou uma goleada de 4 a 0, conquistando o título e o aceso a divisão principal do estado.

Vastinho, autor do gol que levou o jogo para a partida decisiva, é um dos maiores ídolos da história do Comercial de Ribeirão Preto. Pai de Wagner Mancini, Vastinho nos deixou em 17 de setembro de 2018, recebendo diversas homenagens em Ribeirão Preto e do próprio Comercial.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações