A boa passagem de José Torres pelo Vitória de Setúbal

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Além do Benfica, o "Bom Gigante" também jogou pelo Vitória

Conhecido por muitos como o Bom Gigante, José Torres, ídolo do Benfica, completaria neste dia 8 de setembro 82 anos de idade. O atacante português é um dos maiores artilheiros da história dos encarnados e fez parte do time da geração de ouro do clube, ainda que fosse reserva no período, fazendo muitos gols quando entrava. Em 1971, já prestes a fazer 33 anos, foi negociado com o Vitória de Setúbal.

Chegou aos Sadinos num período onde os alviverdes tinham uma boa equipe. Já em sua primeira temporada, foi vice-artilheiro do campeonato português e ajudou o Vitória a lutar pelo título do campeonato durante a maior parte da competição. Os Vitorianos ficaram na segunda posição, dez pontos atrás do imparável Benfica da época. Foi um belo cartão de visita do "Bom Gigante".

Na temporada seguinte foram outra vez bem no campeonato português, terminando a competição na terceira colocação. Torres marcou treze gols ao longo do torneio, sendo novamente um dos artilheiros da boa equipe, que neste biênio específico teve um brasileiro inspirado em seu ataque, Duda. Nesta mesma temporada, ajudou a equipe a chegar nas quartas de final da Copa da UEFA. Foram 15 gols em 35 jogos.


No biênio de 1973/1974, o Vitória passou outra vez muito perto de ser campeão português, terminando a liga a apenas quatro pontos do campeão Sporting de Portugal. Outra vez, José Torres foi muito bem, marcando 15 gols na competição e 20 no total da temporada, onde mais uma vez o Vitória foi até as quartas da Copa da UEFA. No biênio seguinte, já trabalhando em alguns momentos como jogador e técnico, acabou marcando apenas quatro gols, naquela que foi sua última temporada a serviço dos Setubalenses.

Acabou negociado ao fim daquele período com o Estoril Praia, onde ainda ficaria em atividade até completar 42 anos de idade. Encerrou a passagem pelo Vitória de Setúbal com 118 jogos e 63 gols marcados, números ótimos para um atacante já de certa idade. Torres deixou o plano terrestre para jogar no time dos eternos no ano de 2010, deixando um enorme legado de gols e histórias.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações