Zagallo levando os Emirados Árabes para a Copa do Mundo

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images 

Zagallo foi treinador dos Emirados Árabes em 1989

Mario Jorge Lobo Zagallo, é um dos maiores nomes da história do futebol brasileiro e mundial. Dono de títulos de Copa do Mundo como jogador e como treinador, o Velho Lobo teve uma carreira vitoriosíssima no futebol tanto dentro das quatro linhas quanto no banco de reservas. Em 1989, conseguiu um dos grandes feitos de sua carreira, quando classificou os Emirados Árabes para a Copa do Mundo de 1990. 

Zagallo e outros nomes brasileiros são em grande parte responsáveis pelo desenvolvimento do futebol nos países árabes e em alguns deles deixaram legados importantes. O Velho Lobo teve sua primeira experiência com os “petrodólares” na seleção do Kuwait e passou ainda por Al-Hilal e Arábia Saudita, nesta última onde venceu a Copa da Ásia. Os Sauditas são inclusive são talvez o país que mais aproveitou o legado das ideias brasileiras, já que o futebol do país cresceu muito com as experiências com treinadores brasucas.


Numa eliminatória que começou já no final de 1989, os Emirados se classificaram na primeira fase da classificatória num grupo que tinha ainda o Kuwait, o Paquistão e o Iêmen do Sul. Foram três vitórias e uma derrota em quatro jogos. Na fase final, a equipe teria um grupo complicado, com Coréia do Sul, China, Qatar, Arábia Saudita e Coréia do Norte. 

Na etapa decisiva, a campanha foi bem menos consistente, já que foram quatro empates e apenas uma vitória, diante da China. O suficiente para ficar na segunda posição, atrás apenas dos sul-coreanos e se classificar a Copa do Mundo, um momento histórico para o país. Porém, o trabalho de Zagallo terminaria antes da Copa do Mundo devido a problemas com uma premiação que não foi paga ao brasileiro. A discussão com autoridades acabou gerando sua demissão, mais um traço dos problemas com interferências de governantes no futebol árabe.


Quem assumiu no lugar de Zagallo foi o polonês Bernard Blaut, que acabou durando apenas um mês no cargo e foi substituído por Parreira, outro brasileiro, que dizem ter sido indicado pelo próprio Velho Lobo, apesar da história não ter uma confirmação oficial. Já o treinador campeão mundial em 1970 seguiu sua carreira na casamata indo para o Vasco da Gama. Os Emirados Árabes ficaram na lanterna de um grupo com Colômbia, Alemanha Ocidental e Iugoslávia, com dois gols feitos e 11 sofridos e três derrotas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações