A passagem de Higuita pelo Valladolid

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Higuita com a camisa do Real Valladolid

Rene Higuita é um dos goleiros mais folclóricos da história do futebol mundial. Dono de marcas como a defesa escorpião e como arriscadas saídas do gol em épocas onde isso não era tão comum, o colombiano também tinha suas qualidades debaixo das traves e teve importância em muitos momentos históricos do Atlético Nacional. Seu bom futebol fez com que fosse contratado pelo Real Valladolid em 1992.

Higuita chegou ao clube através de pedido do seu treinador no Atlético Nacional e na Colômbia, Francisco Maturana, que quase virou treinador do Real Madrid naquele período. Chegava junto a Valderrama e juntava-se a Leonel Alvarez, já há mais tempo no clube. Depois de um bom biênio 1990/1991, as expectativas eram grandes.

Porém, rapidamente as coisas começaram a degringolar, numa equipe que começava a sofrer dentro de campo. Paralelamente ao mau desempenho, explodiam notícias de problemas financeiros com dividas exorbitantes e assustadores dos Pucelanos. Com o mau desempenho em campo, o trio colombiano passou a sofrer com rejeição dos próprios torcedores em meio a situação catastrófica na tabela. Os jogadores eram constantemente xingados e vaiados em jogos em casa, com a média de público reduzindo cada vez mais no José Zorrilla.

A passagem de Higuita acabou prematuramente em dezembro, confirmando um desabafo que havia feito ao Sport, jornal catalão, sobre seu mau momento no clube, com problemas também relacionados a pagamento de salários, entre outras coisas, acabou fazendo apenas 15 jogos com a camisa do Valladolid antes de retornar ao Atlético Nacional.


Tanto Valderrama quanto Alvarez acabaram encerrando suas passagens naquele dezembro de 1991 e Maturana ainda durou até abril antes de ser demitido. O desempenho dos Blanquivioletas caiu sem o comando do colombiano e o rebaixamento que podia ser evitado acabou acontecendo. O Valladolid subiria na temporada 1992/1993 e faria grande campanha no biênio 1993/1994, conseguindo inclusive vaga na Copa da UEFA. Já o trio colombiano nunca mais jogou no futebol europeu, ficando pelo país cafetero.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações