Há 37 anos, Birigui inaugurava Estádio Pedro Marin Berbel

Por Ruben Fontes Neto / FPF
Foto: Prefeitura de Birigui

Estádio viu o Bandeirante conquistar o acesso paulista de 1986

Há exatos 37 anos, a cidade de Birigui estava em festa. Isso porque em 3 de junho de 1983 era inaugurado o Estádio Pedro Marin Berbel, casa do Bandeirante Esporte Clube. Em um duelo tricolor em sua primeira partida, o time da casa levou a melhor sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, vencendo por 2 a 1.

Fundado em 1923, o Bandeirante esteve presente na Segunda Divisão de 1948. Participou também em 1950 e 1952, mas apenas a partir de 1963 passou, de fato, a ter participações mais recorrentes. O time mandava seus jogos no estádio Roberto Clarck, mas trocou de casa com a inauguração do novo estádio, que teve sua construção iniciada em 1982, com capacidade estimada na época para 18 mil pessoas.

O nome foi uma forma de homenagear o ex-prefeito da cidade de Birigui, grande incentivador da construção do novo estádio. Pedro Marin Berbel (foto ao lado) comandou a cidade entre 1977 e 1982, retornando para um novo mandato entre 1989 e 1992. Aos 79 anos, ele faleceu em 4 de outubro de 1998.

Logo em seu primeiro ano mandando os jogos no Pedrão, o Bandeirante quase conseguiu o acesso para a elite, mas acabou ficando em terceiro lugar no quadrangular que consagrou o XV de Piracicaba como campeão.

O estádio Pedro Marin Berbel viveu o seu grande dia em 14 de fevereiro de 1987. Com vitória de 2 a 0 sobre o União Barbarense, o Bandeirante conquistou o título da temporada de 1986 da Segunda Divisão (atual Série A2). No dia 22 do mês seguinte, o estádio recebia pela primeira vez um jogo da elite do Campeonato Paulista, com o Palmeiras indo até Birigui e empatando em 1 a 1. Apesar dos esforços, o time acabou sendo rebaixado.


Em 2001, o Bandeirante conquistou o título da Copa Coca-Cola (equivalente a Copa Paulista) diante do União Barbarense. Embora o jogo decisivo tenha sido disputado fora de casa, a vitória por 2 a 0 no Pedro Marin Berbel no jogo de ida foi fundamental para a conquista de 2 a 1 no agregado.

Rockgol em Birigui? - Uma das grandes lendas entre os jovens dos anos 2000 envolvendo a cidade de Birigui foi a disputa do Rockgol, torneio que reunia músicos e era promovido pela MTV. Isso porque o narrador Paulo Bonfá e o comentarista Marco Bianchi afirmavam que os jogos eram disputados na MTV Sports Arena, localizada na cidade do noroeste paulista.

Essa, porém, era apenas mais uma piada dos comandantes das transmissões. A MTV Sports Arena de Birigui nunca existiu e os jogos, na verdade, aconteceram em São Paulo e Rio de Janeiro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações