Premier 1 Grand Prix - A natimorta categoria automobilística com times de futebol

Fotos: Motorsport

Carro do Benfica sendo apresentado para a torcida encarnada: campeonato não foi para frente

Por incrível que possa parecer, a relação entre automobilismo e futebol é mais próxima do que parece. Alguns clubes de todo o mundo já patrocinaram carros das mais diversas categorias. Até candidatura pleiteando a organização de Copa do Mundo já estampou seu logo em um bólido de Fórmula 1. Houve até um campeonato com fórmulas representando clubes de futebol, a Superleague.

Porém, a Superleague Fórmula não foi a primeira categoria que se teve a ideia de times da bola que rola no gramado estarem em autódromos, já que no início do atual século houve a apresentação da Premier 1 Grand Prix. Porém, a ideia morreu sem ter sido posta em prática.


A ideia foi mostrada por investidores em 2000. Logo de cara, segundo os organizadores, 30 times teriam se interessado a participar da competição. Um carro pintado nas cores do Benfica e outro do Leeds United chegaram a ser apresentados. Além deles, Tottenham, Olympique, Chelsea, Valencia e Feyenoord anunciaram a entrada na categoria. Até o Flamengo cogitou participação.

Os carros que disputariam o torneio seriam iguais, equipados com caixa de seis velocidades, semi-automática e o motor escolhido foi um Judd V10 de 4 litros com potência de 750 cavalos. A construtora responsável pelos monopostos seria a Dallara.

Imagem

A Premier 1 Grand Prix seria disputada em 15 circuitos na Europa, América Latina e Ásia. Um corrida, inclusive, chegou a ser marcada para o Autódromo de Estorial no dia 7 de julho de 2002. Mas o campeonato acabou de vez no ano seguinte sem uma prova sequer realizada.

Apesar de não ter dado certo, a concepção da Premier 1 Grand Prix foi usada para a criação, em 2005, da já citada Superleague Fórmula. Esta categoria teve mais sucesso que a anterior, pois foram realizadas três temporadas completas, sendo a primeira em 2008, mais duas etapas em 2011. Porém, esta é uma história para um outro dia.

Leeds United também chegou a apresentar o seu carro
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações