A Dinamarca campeã da Copa Rei Fahd em 1995

Por Lucas Paes

Jogadores da Dinamarca celebrando o título de 1995

O embrião da Copa das Confederações foi a Copa Rei Fahd. Criada em 1992, ela reunia os selecionados campeões continentais de Ásia, África, América do Sul, América do Norte e Central e Europa, além da Arábia Saudita, país sede. Foram duas edições antes da FIFA assumir a tutela da competição e criar a Copa das Confederações, que teve sua última edição em 2017. Naquela edição a Dinamarca conquistou seu último título no futebol.

O torneio envolveu, além dos dinamarqueses, as seleções do Japão, Argentina, México, Nigéria e Arábia Saudita. A "Dinamáquina" caiu num grupo com nigerianos e nipônicos. O formato era simples: os líderes de cada grupo fariam a grande final. A estreia ocorreu no dia 8 de janeiro daquele ano, com uma vitória por 2 a 0 pra cima da Arábia Saudita, com gols de Brian Laudrup e Wieghorst. Antes da estreia da campeã européia, o México também havia batido os sauditas por 2 a 0.

No segundo e último jogo, valendo vaga na final, Dinamarca e México empataram por 1 a 1, gols de Luis Garcia, abrindo o placar para os mexicanos e Rasmussem empatando. O resultado gerou uma igualdade em todos os possíveis critérios de desempate envolvendo mexicanos e dinamarqueses. Com isso, a decisão  da vaga foi para os pênaltis, onde os europeus venceram por 4 a 2 e se classificaram para enfrentar a Argentina na final. 

A final então envolveu a Argentina, que era a atual campeã da competição, contra uma Dinamarca que tentava evitar o bicampeonato da Albiceleste. A missão dos europeus ficou mais fácil logo aos cinco minutos, quando Michael Laudrup abriu o placar de pênalti. O segundo gol veio num belíssimo contra-ataque armado por Laudrup, que deu o passe para Rasmussem marcar o gol que fechou o placar e deu o título a Dinamarca. A conquista foi a segunda da histórica geração campeã européia em 1992.


A conquista foi a última dos dinamarqueses no futebol profissional. Na Copa do Mundo de 1998, com um time ainda muito forte e com alguns jogadores campeões da Eurocopa em 1992, a Dinamarca chegou as quartas de final, quando acabou eliminada pelo Brasil. A edição de 1995 acabou sendo a última com o nome de Copa Rei Fahd. A partir de 1997, a FIFA passou a assumir a tutela da competição, que passou a contar com o Campeão da Copa do Mundo e com o campeão da Copa da Oceania. A competição foi disputada até o ano de 2017, com a edição de 2021 cancelada para dar lugar ao novo Mundial de Clubes. A última campeã foi a Alemanha.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações