Os 74 anos do Derby Rio-pretense

Com informações da FPF
Foto: Sidnei Costa / Agência BOM DIA

Em 2012, os times se enfrentaram na Série A2

Marcado por rivalidade local, o primeiro Dérbi entre Rio Preto e América completa 74 anos. O Dérbi Rio-pretense, como é conhecido, aconteceu pela primeira vez em 14 de abril de 1946, com vitória americana por 2 a 0.

O primeiro encontro entre os clubes aconteceu no dia 14 de abril de 1946, no estádio Cel. Victor Brito Bastos, antigo campo do Rio Preto. O local tinha esse nome em homenagem ao responsável pela doação do terreno para a construção do campo.

Ao longo da história, os clubes se encontraram em 67 oportunidades e a vantagem é para o lado americano. Ao todo, o lado vermelho da cidade leva vantagem sobre o adversário com 34 vitórias, contra 14 vitórias do Rio Preto, além de 19 empates.

E a maior goleada do confronto também pertence ao América. Em 7 de junho de 1950, os americanos venceram os rio-pretenses por 6 a 0, no estádio Mário Alves Mendonça, que era construído onde hoje fica um supermercado. Nos anos 90, em outro local, foi construído o estádio Benedito Teixeira.

As equipes não se enfrentam desde o dia 16 de fevereiro de 2014, em partida válida pela quinta rodada do Paulistão da Série A3. Na oportunidade, o Rio Preto venceu o rival, por 3 a 2, no estádio Anísio Haddad, campo alviverde.

Fundações - O centenário Rio Preto foi fundado em 21 de abril de 1919, por um grupo de jovens: Atílio Onibeni, Francisco de Almeida Viegas (Pacheco), Gabriel Camarero, Francisco Laurito, José Bueno (Juca Bueno), João Jorge (João da Pinta), Francisco Fusco e José Zanirato, o Bepe.

Imagem

O primeiro jogo do clube aconteceu contra o Clube Atlético Imperial, da cidade de Taquaritinga. A equipe do Rio Preto contou com jogadores oriundos de São José do Rio Preto: Zé Capoeira, Paschoal Gignardi, Zeca, Maria, Tango, Borocha, Campineiro, Marcondes, Luiz dos Santos, Pacheco e Orlando da Valle. Depois da primeira apresentação, mesmo tendo sido derrotado, os convites para exibições não paravam de chegar. O primeiro gol do Rio Preto Esporte Clube foi anotado por Francisco de Almeida Viegas, mais conhecido por Pacheco.

Já o América foi fundado somente em 28 de janeiro de 1946, até por isso, o primeiro encontro entre os clubes aconteceu somente neste ano. O primeiro jogo de sua história foi contra a Ferroviária, no dia 17 de março de 1946, no estádio Giocondo Zancaner, em Mirassol. A partida terminou com o placar de 3 a 1 para o América. Os gols foram marcados por Quirino, Fordinho e Dema, e Sacarrolha descontou para a equipe de Araraquara.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações