Coronavírus? Burundi paralisa campeonato para eleições presidenciais

Por Lucas Paes
Foto: Esdras Ndikumana/AFP



O Campeonato no Burundi só foi paralisado por causa das eleições

A série Onde a bola ainda rola chegaria ao seu quarto e último episódio, mostrando o quarto e último país onde a bola ainda rolava apesar do coronavírus e chegando ao continente africano. Mas calma, que temos um porém no meio dessa história, porque a bola parou de rolar no Burundi. Por causa do Coronavírus? Não senhor, por causa das eleições presidenciais, marcadas para maio e até então mantidas pelo governo local.

O Burundi é um dos mais sofridos países da África. Devastados por guerras tribais desde a sua independência, já teve mais de um presidente morto por conflitos com tribos rivais. O presidente Pierre Nkurunzinza, que concorrerá novamente nas eleições, está no cargo desde 2005. As eleições ocorrem no meio de uma preocupação da ONU sobre violações a direitos humanos no país. O grupo político de Pierre é conhecido por ameaças a opositores e ligado a atentados contra família deles. A despeito disso, tudo indica que a eleição ocorrerá normalmente. O Burundi tem apenas cinco casos confirmados da COVID-19

No último dia 5 de abril, a confederação local havia decidido pela continuação do campeonato, a despeito da ameaça da pandemia, dizendo ainda que times que deixassem de jogar sofreriam consequências. Ainda havia inclusive torcida nos jogos no Burundi, com medidas como a medição da temperatura dos torcedores que fossem aos jogos da liga local.

Com 16 times, a Premier League do Burundi segue um formato comum a torneios de pontos corridos pelo mundo inteiro. São 30 rodadas, com todos jogando contra todos, com os três últimos sendo rebaixados a segunda divisão. Até então, foram 27 rodadas, com o Le Messager, de Ngozi, ocupando a liderança com 55 pontos, quatro a mais que o Musoganti, vice-líder. Maior campeão, o Vital'O é apenas o quinto colocado.


Curiosamente, o adiamento já havia se configurado no último fim de semana, mas foi anunciado apenas nesta terça, dia 14. A rodada do fim de semana já não havia ocorrido. Ficará agora a incógnita se o Campeonato do Burundi voltará depois das eleições de maio. Soa no mínimo estranho que se precise paralisar um campeonato para preparar um estádio para eleições um mês antes dela, mas este é o motivo oficial pela paralisação.

No caso do país africano, é mais difícil acompanhar as partidas que ocorrem, pois ele não se encontra em plataformas de transmissão. Até a busca de links na internet se torna complicada devido a precariedade das condições de transmissão televisivas no próprio país. De qualquer forma, agora restará aguardar a volta dos jogos por lá, pois o gramado onde a bola rola decidirá em breve outro tipo de jogo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações