GreNal é a nona decisão com clássico na Copinha


O Grenal na decisão da 51ª Copa São Paulo de Futebol Júnior será o nono clássico a decidir o torneio em sua história, o terceiro entre equipes de outros estados e o primeiro entre os rivais gaúchos. Grêmio e Internacional se enfrentam neste sábado, 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, no estádio do Pacaembu, às 10 horas.

Rivais históricos e principais clubes do Rio Grande do Sul, Grêmio e Internacional fazem confronto marcado pelo equilíbrio. Entre as equipes principais aconteceram 422 jogos com 156 vitórias do Inter e 132 gremistas, com 134 empates. No ano passado, as equipes viveram a possibilidade de se enfrentarem nas finais da Copa do Brasil e da Libertadores, mas apenas o colorado chegou à decisão do torneio nacional, onde foi derrotado pelo Athletico.

Desta vez o encontro vai acontecer, mas pela Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na principal competição de base do Brasil, o time do Beira Rio busca o pentacampeonato, pois já venceu em 1974, 1978, 1980 e 1998. O Grêmio, por sua vez, tenta a conquista de um título inédito. O tricolor foi vice-campeão em 1991 ao ser derrotado pela Portuguesa do craque Dener e que obtém, até hoje, a melhor campanha da história da Copinha.

Terceiro clássico forasteiro - Na nona edição de Copinha com um clássico decisivo, será a terceira vez de um confronto com times de fora do estado de São Paulo. Na primeira ocasião com times de todo o Brasil, Fluminense e Botafogo chegaram à final em 1971, com a taça ficando com os tricolores. Derrotado, o Botafogo tinha em seu time o hoje treinador do Tigres, do México, Tuca Ferretti.

Depois de 25 anos, América e Cruzeiro decidiram o título de 1996, com vitória americana por 2 a 1. Na zaga do time campeão estava o lateral direito Evanílson e o zagueiro William Machado.

Clássicos paulistas - Em outras seis ocasiões a decisão da Copinha foi entre as principais equipes de São Paulo. Na primeira, em 1970, ainda com o torneio tendo apenas quatro equipes, o Corinthians eliminou o Santos antes de ser campeão na decisão contra o Palmeiras, que havia superado o Juventus. Anos mais tarde, em 1984, o time da Vila Belmiro levou a melhor sobre os corintianos sob a batuta de Gersinho para ficar com sua primeira taça.

Na decisão que revelou Rogério Ceni, André Luiz, Jamelli, Silvinho e Marques, entre outros, o São Paulo derrotou o Corinthians em 1993 num jogo eletrizante que terminou 4 a 3. O troco corintiano veio 11 anos depois, com a vitória por 2 a 0 do time que tinha Júlio César, Edson, Wendel, Rosinei, Bobô, Nilton e Jô, diante do time tricolor que contava com nomes como Edcarlos, Alê, Marco Antônio, Aílton e Diego Tardelli.


Em 2010 o time do Morumbi levou a melhor diante do Santos, que vencia o confronto por 1 a 0 até os 40 minutos do segundo tempo. Após gol de Ronielli, o goleiro Richard se destacou nos pênaltis e a taça ficou com o tricolor. Os campeões contavam com o zagueiro Rodrigo Caio, os volantes Casemiro e William Arão e o meia Lucas Moura, dentre outros.

Quatro anos depois, Santos e Corinthians se reencontraram com o time da Vila Belmiro novamente levando a melhor. Na equipe campeã estava o lateral Zeca, que mais tarde ganharia a inédita medalha de ouro olímpica com o Brasil, enquanto Pedro Henrique, que hoje defende o time principal corintiano, esteve naquela decisão.

Confira as decisões de Copinha com clássicos:
 
2014 - Campeão: Santos - Vice: Corinthians
2010 - Campeão: São Paulo - Vice: Santos
2004 - Campeão: Corinthians - Vice: São Paulo
1996 - Campeão: América-MG - Vice: Cruzeiro
1993 - Campeão: São Paulo - Vice: Corinthians
1984 - Campeão: Santos - Vice: Corinthians
1971 - Campeão: Fluminense - Vice: Botafogo
1970 - Campeão: Corinthians - Vice: Palmeiras
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações