Fausto, o 'Maravilha Negra', no Barcelona

Foto: arquivo Barcelona

Fausto com a camisa do Barcelona: um dos primeiros brasileiros no clube catalão

Neste 28 de janeiro de 2020, está completando 115 anos do nascimento de um dos maiores jogadores da fase de transição entre o amadorismo e profissionalismo do futebol brasileiro. Estamos falando de Fausto, que ficou conhecido como o 'Maravilha Negra'. O volante, ao lado do goleiro Jaguaré, foi o primeiro brasileiro a atuar no Barcelona.

Nascido no Rio de Janeiro, Fausto começou no Bangu, onde já se tornou um dos grandes jogadores do Rio de Janeiro, mas também ficou conhecido por sua vida boêmia. Em 1928, foi para o Vasco, onde tornou-se um dos líderes do time campeão carioca de 1929. Estas atuações o fizeram ir à Copa do Mundo de 1930, onde recebeu o apelido de 'Maravilha Negra', dado pelos uruguaios, mesmo com o Brasil não indo tão bem na competição.

Mas a história dele com o Barcelona começou em 1931. O Vasco da Gama foi o primeiro time do Rio de Janeiro a excursionar na Europa. O cruzmaltino encarou o time catalão e perdeu por 3 a 2 em 28 de junho daquele ano. No dia seguinte houve a revanche e os brasileiros levaram a melhor, ganhando por 3 a 2.

O Vasco voltou ao Brasil em alta, pois tinha vencido um time europeu e com a Copa Myrurgia na bagagem. Porém, dois jogadores acabaram ficando na Catalunha: o goleiro Jaguaré e o volante Fausto. E aí começava a história da 'Maravilha Negra' pelo Barcelona.

Fausto fez grandes atuações pelo Barcelona. Chegou a, inclusive, a receber um elogio da revista France Football quando a sua equipe se apresentou em Paris. “Ele faz com espantosa facilidade o que outros fariam com um esforço sobre-humano. Fausto, com seu futebol maravilhoso, veio ensinar à Europa como deve jogar um center-half”, dizia a reportagem.


Pelo Barcelona, Fausto chegou a ser campeão catalão, mas as noitadas da fase Rio de Janeiro, que continuava na cidade catalã, começaram a cobrar o jogador. Aliás, antes de ir para a Espanha, ele já teve um aviso, quando foi cortado de um jogo da Seleção Brasileira contra o Uruguai por causa de uma "forte gripe". Era os primeiros indícios da tuberculose.

Já em 1932, Fausto não apresentava mais o vistoso futebol que fez o Barcelona contratá-lo. Uma derrota para um clube húngaro foi a gota d'água e ele acabou dispensado do clube catalão. O 'Maravilha Negra' chegou a atuar dois meses pelo Young Fellows, da Suíça, e voltou ao Brasil.

No Rio de Janeiro, retornou ao Vasco onde melhorou de saúde, foi campeão carioca de 1934 e só não foi à Copa do Mundo por causa da briga entre entidades profissionais e amadoras do futebol brasileiro. Ainda defendeu Nacional do Uruguai e Flamengo, onde encerrou a carreira em 1938. No ano seguinte, mais precisamente em 28 de março, faleceu devido ao agravamento da tuberculose.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações