1950 - O título colombiano do Deporte Caldas, um dos antecessores do Once Caldas

Por Lucas Paes


O time do Once Caldas campeão em 1950

O Once Caldas, da Colômbia, é um time conhecido pela enorme zebra que causou na Libertadores de 2004, ao vencer a competição eliminando nomes como Santos e São Paulo e ainda vencendo o Boca Júniors na final. O time de Manizares completa, neste dia 15, 59 anos desde a fusão que deu origem ao Once Caldas. Antes o clube era chamado Deporte Caldas. Naquele ano, houve a junção com o Once Deportivo. Porém, foi com o nome Deporte Caldas que Los Albos conquistaram seu primeiro título colombiano.

Em 1950, o ainda novo Deporte Caldas tinha como treinador Alfredo Cuezzo, um argentino. Era do país albiceleste, também, o grande jogador daquele time, o atacante Júlio Ávila, artilheiro do time com 24 gols na competição. Para ser campeão, os comandados de Cuezzo venceram 20 jogos, empataram cinco e perderam cinco em 30 partidas disputadas. Com a qualidade mostrada, a equipe ganhou o apelido de El Relojito Cuezzo. Foram 91 gols marcados e 48 sofridos.

O começo do Deportes não foi lá tão bom. Foram dois empates nos dois primeiros jogos, contra o Deportivo Pereira e o Cucuta. Na terceira rodada, a vitória por 4 a 1 pra cima do Júnior Barranquilla pareceu animar o grupo, mas logo depois veio um balde de água fria com outro empate, dessa vez contra o Santa Fé. Ainda com certa instabilidade, o Deportes Caldas só foi embalar na 11ª partida, depois de golear o Atlético Municipal por 5 a 1. Depois, vieram quatro vitórias seguidas, mas o turno se encerrou com outro empate, contra o Deportivo Cali.


No segundo turno, nove vitórias nos primeiros nove jogos colocaram os tricolores na disputa. Na décima partida, derrota para o timaço do Millonarios, de Di Stefano e cia. Por 3 a 2. Só que depois disso, quatro vitórias nos últimos cinco jogos garantiram o título, que veio com apenas dois pontos de vantagem pra cima do ótimo time do Millonarios. O Deportivo Caldas fazia história e a festa tomou contra de Manizales.

Depois disso, demorariam mais de 50 anos para que o Once Caldas, já com nove nome, voltasse a conquistar um troféu. Viria crise, fusão com o Once Deportivo, novo nome, antes que viesse o título colombiano de 2003. A partir daí, o resto é história, ainda que o Once Caldas pareça um cometa que brilhou e sumiu no céu noturno. Porém, toda a história que um dia levou a uma noite Libertadora começou em 1950, com um título colombiano.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações