O zagueiro Luizinho no Sporting

Com informações do Sporting Canal
Foto: arquivo Sporting

Luizinho ficou três temporadas no Sporting

Um dos grandes zagueiros da história do futebol brasileiro e tendo feito parte da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1982, figurando como um dos melhores defensores do torneio, Luiz Carlos Ferreira, o Luizinho, está completando 61 anos neste 22 de outubro de 2019. Ídolo no Atlético Mineiro e também com boa passagem pelo Cruzeiro, o jogador, entre 1989 e 1992, defendeu o português Sporting.

Nascido em Nova Lima, Luizinho começou no Villa Nova local, onde foi profissionalizado com 17 anos. Logo chamou a atenção e foi motivo de disputa entre Atlético e Cruzeiro, sendo que o primeiro levou a melhor. Ele defendeu o Galo por 11 anos, conquistou diversos títulos e chegou à Seleção Brasileira. Foi um dos melhores zagueiros do mundo.

Em outro cenário do futebol mundial, no verão Europeu de 1989, prestes a completar 31 anos (atualmente, jogadores vão cada vez mais novos para a Europa), Luizinho foi contratado pelo Sporting, levado pelo dirigente Sousa Cintra. Na altura já era um “trintão” experiente, mas mantinha intactas as qualidades que o fizeram titular a Selelão Brasileira de 1982.


Estreou oficialmente em 26 de agosto de 1989, com Manuel José como treinador, em um triunfo em Aveiro, frente ao Beira-Mar, por 1 a 0. Marcou o primeiro gol com a camisa do Sporting em 24 de fevereiro de 1990, no triunfo em Alvalade, frente ao Penafiel, por 2 a 1. Nessa primeira temporada no Sporting fez dupla de zaga com Venâncio, atuou em 30 jogos e marcou 3 gols.

Para a temporada seguinte chegou o brasileiro Marinho Peres para comandar a equipe. Luizinho manteve-se intocável (ao lado de Venâncio) e contribuiu para a bela carreira dos leões na Europa, onde chegaram às semifinais da Taça UEFA. Neste percurso destacou-se por marcar (nos últimos minutos) um gol precioso em Bolonha (1 a 1) na primeira partida das quartas de final.

A sua última temporada pelo Sporting foi a de 1991/1992. O seu "status" não sofreu alteração, apesar dos 33 anos, permanecendo como titular da equipe. Jogou pela última vez com a camisa verde e branca em 17 de Maio de 1992, na última jornada do Campeonato Português, em um empate em 1 a 1 contra o Chaves, fora de casa.


Totalizou três temporadas no Sporting, tendo realizado 98 jogos oficiais e marcado 4 gols. Na saída, ficou a mágoa de não ter conquistado títulos, mas a consolação de, do primeiro ao último momento em que vestiu de verde e branco, ter demonstrado uma classe acima de qualquer suspeita – um central “fino”, com excelente técnica e posicionamento.

Em seguida, Luizinho voltou ao Brasil e foi defender o... Cruzeiro! Sim, no rival do Atlético, o então veterano zagueiro também foi bem, sendo titular do time azul das Minas Gerais. O defensor ficou na Raposa até 1994 e voltou para o Villa Nova, onde encerrou a carreira em 1996.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações