Careca - Um grande craque revelado pelo Guarani

Foto: arquivo Guarani FC

Careca foi lançado muito jovem no Guarani e tornou-se um dos maiores centroavantes da história

O Guarani sempre foi conhecido por revelar grandes jogadores. A lista é grande e muito destes atletas ajudaram o clube em seus melhores momentos. Mas não dá pra negar que um dos maiores expoentes vestindo a camisa do Bugre foi Antonio de Oliveira Filho, o Careca, que está completando 59 anos neste 5 de outubro de 2019.

Nascido em Araraquara, Careca começou a jogar na cidade e em 1975, o Guarani realizou uma peneira na "Morada do Sol" e o jogador acabou sendo escolhido, indo para Campinas jogar nas categorias de base do clube. A história do menino, que na época estava completando 15 anos, mudaria naquele momento.

No ano seguinte, quando tinha apenas 16 anos, Careca foi lançado no time principal do Bugre, em um derby contra a Ponte Preta. Os dois gols que marcou nesse jogo foram a certeza que o time comandado por Carlos Alberto Silva se tornaria um dos mais fortes do final da década de 1970.

"Fui ver o Careca na base do Guarani porque todos falavam bem dele. Depois que coloquei para jogar e vimos a sua alta capacidade percebi que seria um grande jogador. Certamente ele foi um dos grandes atacantes com que trabalhei, acima da média", disse o treinador Carlos Alberto Silva.

Ao lado de vários grandes jogadores que formaram o melhor time do Guarani na história, Careca ganhou destaque e levou à equipe de Campinas ao primeiro título nacional de uma equipe do interior, em 1978. "Foram marcantes os jogos finais contra o Palmeiras, principalmente porque era muito jovem", recorda o ex-atacante.

O Guarani passou a ser presença constante nas fases finais de campeonatos, mesmo não conquistando os títulos. Careca chegou à Seleção sob o comando de Telê Santana, mas uma lesão o tirou da Copa do Mundo de 1982. O próprio titular da camisa 9 naquele mundial, Serginho Chulapa, admite que aquele momento era do Careca.

Depois de alguns meses de recuperação, Careca retornou aos gramados e logo aos gols. Ainda pelo Guarani. No início de 1983 o São Paulo fez a maior transação da história do futebol brasileiro, até então, e levou o craque para o Morumbi. Porém, mesmo com o Bugre tendo artilheiros do naipe de Edmar e Evair, Careca é até hoje considerado o melhor camisa 9 da história do clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações