O Ouro do Futebol Feminino do Pan é da Colômbia

Foto: divulgação AFA

O jogo foi equilibrado e decidido apenas nas cobranças de pênaltis alternadas

Pela primeira vez na história, a Colômbia conquistou a Medalha de Ouro no Torneio de Futebol Feminino dos Jogos Pan-Americanos. O título veio na noite desta sexta-feira, dia 10, no Estádio San Marcos, em Lima, no Peru, já na madrugada aqui no Brasil. As colombianas venceram a Argentina, que ficou com a prata, nos pênaltis, quando as cobranças já estavam nas séries alternadas, depois de um empate em 1 a 1 no tempo normal. O Bronze ficou com a Costa Rica, que venceu o Paraguai na preliminar.

Para chegar à decisão, a Colômbia ficou, na primeira fase, com o segundo lugar do Grupo A, tendo feito cinco pontos, após empates com Paraguai (0 a 0) e México (2 a 2) e uma vitória sobre a Jamaica (3 a 1). Nas semifinais, a Seleção Cafetera precisou da prorrogação para vencer a Costa Rica por 4 a 3. Já a Argentina foi ficou em segundo no Grupo B, com sete pontos, que veio depois de vitórias sobre Peru (3 a 0) e Panamá (1 a 0), além de um empate em 0 a 0 com a Costa Rica. Na semifinal, a Albiceleste despachou o Paraguai com um 3 a 0.

A partida começou bem equilibrada, com ambas as equipes se estudando. Aos poucos, a Colômbia foi dominando as ações e abriu o marcador aos 34 minutos, com a artilheira Catalina Usme. Porém, a Argentina reagiu após o gol sofrido, foi para cima e empatou aos 41 minutos, com Augustina Barroso, de cabeça. Assim, a primeira etapa terminou com o placar de 1 a 1.

O equilíbrio permaneceu na segunda etapa. As duas equipes procuravam atacar, sendo que a Colômbia usava mais a técnica, enquanto a Argentina ia mais na raça. Porém, o tempo foi passando e nenhum dos times conseguiu balançar as redes e, com isto, a decisão do Ouro foi para a prorrogação.

No tempo extra, o equilíbrio novamente permaneceu. Porém, agora houve uma diferença: as equipes ficaram mais cautelosas, com medo de sofrer um gol, e passaram a atacar com menos intensidade do que no tempo normal. Além disto, o cansaço foi batendo e atrapalhando as jogadas. Com isto, o empate persistiu e a decisão da Medalha de Ouro foi para as penalidades.

Nos pênaltis, todas as cobranças das cinco primeiras para as duas equipes foram convertidas, levando a decisão para os tiros alternados, onde foi apenas definido na segunda rodada, quando Arias fez e a argentina Chavez perdeu, com a Colômbia conquistando a tão sonhada Medalha de Ouro dos Jogos Pan-Americanos.

Bronze - A Costa Rica ficou com a Medalha de Bronze do Torneio de Futebol Feminino dos Jogos Pan-Americanos Lima 2019. A conquista veio em jogo que foi preliminar da decisão do Ouro, contra o Paraguai. As costarriquenses venceram pelo placar de 1 a 0, gol de Daniela Cruz, aos 37 minutos do segundo tempo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações