Brasileirão Série C 2019 começa neste sábado


Vai começar neste sábado, dia 27 de abril, a edição de 2019 do Campeonato Brasileiro da Série C. São 20 times na disputa do título da competição, que será realizada pela 30ª vez na história. As equipes brigam pelas quatro vagas de acesso para a Série B de 2020 e fogem do rebaixamento (também quatro times) para a Série D.

A edição de 2019 mantém o formato em vigor desde 2012. A competição será disputada por 20 clubes, divididos em dois grupos: Grupo A (formado por times do Nordeste) e Grupo B (com equipes do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte). Em cada grupo, os times se enfrentam duas vezes – jogos de ida e volta – totalizando 18 rodadas, com os quatro melhores de cada grupo avançando para a fase eliminatória.

As duas piores equipes de cada grupo serão rebaixadas para a Série D de 2020. Por outro lado, os quatro semifinalistas estarão automaticamente garantidos na Série B de 2020. Na edição de 2018 não houve o critério do gol marcado fora de casa como critério de desempate nos confrontos de eliminatórios (a partir das quartas de final). Provavelmente também não haverá na edição de 2019.

Critérios de desempate - Caso haja empate de pontos entre dois ou mais clubes, os critérios de desempate serão aplicados na seguinte ordem:
  1. Número de vitórias
  2. Saldo de gols
  3. Gols marcados
  4. Confronto direto
  5. Número de cartões vermelhos
  6. Número de cartões amarelos
  7. Sorteio
Confira abaixo os times participantes

GRUPO A
ABC-RN - BOTAFOGO-PB - CONFIANÇA-SE
FERROVIÁRIO-CE - GLOBO-RN - IMPERATRIZ-MA
NÁUTICO-PE - SAMPAIO CORRÊA-MA - SANTA CRUZ-PE - TREZE-PB

ABC - O time potiguar quer fazer um papel melhor do que o do ano passado, quando escapou do rebaixamento por um triz. O Elefante chegou à final do estadual neste ano, mas perdeu o título para o rival América, que está na Série D.

Botafogo-PB - O Belo "sentiu o cheiro" do acesso no passado, perdendo a vaga na Série B de 2019 para o seu xará de Ribeirão Preto nas penalidades. No estadual, o Botafogo fez uma bela campanha e conquistou o tricampeonato.

Confiança - Em 2018, o Confiança ficou exatamente no meio da tabela na Série C, chegando a até sonhar com o mata-mata, mas terminando em décimo. No Sergipano desta temporada, a equipe ficou de fora da decisão e espera se recuperar na competição nacional.

Ferroviário - No ano passado só foi esta no Ferrim, com os títulos do Brasileiro da Série D e da Copa Fares Lopes. Porém, no Cearense deste ano, a equipe ficou apenas em sexto e o grande destaque nos primeiros meses foi o "suador" que o time deu no Corinthians na Copa do Brasil.

Globo - A equipe potiguar da cidade de Ceará Mirim conseguiu se manter na Série C no ano passado, mas fez apenas um estadual razoável nesta temporada, ficando apenas na terceira colocação. Quer se recuperar no torneio nacional.

Imperatriz - O Imperatriz está em um grande momento em sua história. Depois de conquistar o acesso para a Série C, no ano passado, a equipe ganhou o Campeonato Maranhense, derrotando o Moto Club na decisão. O time da segunda maior cidade do Maranhão pensa grande.

Náutico - O Náutico espera voltar à Série B este ano. Na temporada passada, o Timbu deixou escapar o acesso no confronto com o Bragantino, depois de ter sido o primeiro em seu grupo. O Alvirrubro foi vice-campeão pernambucano, perdendo a final para o Sport.

Sampaio Corrêa - A Bolívia Querida teve um ano estranho em 2018. Conquistou a Copa do Nordeste, mas acabou rebaixada no Brasileiro da Série B. No estadual deste ano, o Sampaio Corrêa não conseguiu chegar à decisão.

Santa Cruz - A massa da Cobra Coral não está satisfeita com os últimos resultados do Santa Cruz. Na Série C do ano passado, a equipe não conquistou o acesso e no estadual deste ano nem nas semifinais o time chegou. A esperança e subir agora.

Treze - O Treze volta à Série C depois do vice-campeonato no Brasileiro da Série D na temporada passada. No Paraibano, o time não foi bem e acabou nem chegando ao mata-mata. Espera se recuperar na competição nacional.

GRUPO B
ATLÉTICO-AC - BOA ESPORTE-MG - JUVENTUDE-RS
LUVERDENSE-MT - PAYSANDU-PA - REMO-PA
SÃO JOSÉ-RS - TOMBENSE-MG - VOLTA REDONDA-RJ - YPIRANGA-RS

Atlético Acreano - Depois de fazer uma boa campanha na primeira fase do ano passado, o Atlético deixou escapar o acesso para o Cuiabá. Porém, neste ano, a equipe azulina já conquistou o estadual e espera colocar o Acre na Série B do Brasileiro em 2020.

Boa Esporte - O time mineiro conquistou a Série C em 2016, mas no ano passado foi muito mal na Série B, ficando na lanterna, e voltando ao terceiro escalão do futebol brasileiro. No Campeonato Mineiro, o Boa foi bem, chegando na semifinal, quando caiu para o Atlético.

Juventude - Outro time que praticamente bateu e voltou na Série B, ficando apenas dois anos, caindo com a penúltima colocação. O time de Caxias do Sul até chegou nas quartas do estadual, quando levou uma sonora goleada do Grêmio.

Luverdense - O Luverdense perdeu a vaga no mata-mata da Série C do ano passado por muito pouco, ficando em nono na classificação geral e pretende chegar mais longe nesta temporada, sonhando com a volta à Série B. No estadual, caiu na semifinal para o Cuiabá, que ficou com o título.

Paysandu - O Paysandu não teve bons momentos nos últimos meses. Apesar de ter conquistado a Copa Verde no ano passado, mas acabou rebaixado na Série B do Brasileiro e ainda nem chegou à final do Paraense, vendo o rival Remo conquistar o título.

Remo - Ao contrário do rival, o Remo está, ao menos, comemorando o título estadual, que conquistou batendo o Independente na decisão. Porém, precisa fazer um bom papel na Série C, o que não consegue a algum tempo.

São José - O Zequinha surpreende à todos desde o ano passado, quando conseguiu o acesso, chegando às semifinais da Série D. No Gauchão desta temporada, a equipe chegou nas quartas, mas caiu para o São Luiz de Ijuí.

Tombense - A equipe do empresário Eduardo Uram consegue se manter na Série C a alguns anos, mesmo não fazendo campanhas marcantes, mas também raramente corre risco de rebaixamento. No mineiro, o time de Tombos acabou sendo eliminado pelo Boa nas quartas.

Volta Redonda - Depois de ter escapado do rebaixamento na Série C do ano passado pelo número de vitórias, o Volta Redonda até fez um Campeonato Carioca digno, terminando na quinta colocação. O Voltaço espera brigar pelo acesso agora.

Ypiranga - O início da Série C de 2019 vai coincidir com as decisões do Campeonato Gaúcho da Divisão de Acesso, competição na qual o Ypiranga já se garantiu na semifinal. Vale lembrar que o campeão da Série C do ano passado, o Operário Ferroviário, viveu situação semelhante.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações