O zagueiro Júlio César no Borussia Dortmund

Por Lucas Paes

Júlio César chegou no Borussia Dortmund em 1994

O Borussia Dortmund tem hoje uma das maiores "torcidas" entre os clubes europeus no Brasil. Muito disso deve-se a jogadores como Reus e Gotze, ídolos de crianças e jovens pelo mundo. Antes, porém, de Klopp, Reus e cia, o BVB teve um ídolo brasuca: o zagueiro Júlio César, que está completando 56 anos neste 8 de março, primeiro brasileiro da história do clube.

Pioneiro, Júlio chegou ao Dortmund em 1994, já bem experiente, colecionando uma Copa do Mundo, a de 1986, e boa passagem pela Juventus de Turim. Logo em seus primeiros anos, fez parte do maior time da história do Borussia, que conquistou títulos alemães, da Copa da Alemanha, a histórica Liga dos Campeões e o Mundial, no ano de 1997. Parte deles como titular, inclusive. Abriria caminho para Dedé, Amoroso, Tinga e outros. 

Na temporada dos títulos internacionais, por sinal, foi a que começou a perder espaço. A partir de 1998, seria emprestado para Botafogo e Panathinaikos antes de encerrar uma vitoriosa e marcante passagem pelos aurinegros, deixando o clube em 2000.

O estilo explosivo e "indisciplinado" evitou que Júlio Cesar fosse mais longe na carreira, apesar de ter jogado bem tanto em Turim quanto em Dortmund, além de ter disputado a Copa do Mundo de 1986 pelo Brasil. Pelo Dortmund, um total de 110 jogos e 9 gols.

Após a breve passagem pelo Werder Bremen, que ocorreu logo depois de deixar o BVB, Júlio César encerrou a carreira no Rio Branco de Americana. Independente de qualquer coisa, ficou marcado para sempre como primeiro brasileiro do Borussia Dortmund, hoje clube tão carismático no país.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações