O Flamengo campeão da Copa Ouro da Conmebol de 1996

Por Victor de Andrade
Foto: Revista Conmebol 1996

O capitão Ronaldão levanta a Copa Ouro e na esquerda a Taça 15 Anos do SBT

Nos anos 90, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) organizava vários torneios de clubes. A lista de competições que foram criadas e extintas naquela década é grandes. Um destes campeonatos foi a Copa Ouro, ou Copa Nicolás Leoz, em homenagem ao então presidente da entidade, que teve três edições e a última delas, em 1996, foi vencida pelo Flamengo.

A competição foi realizada em Manaus, no mês de agosto de 1996, com todos os jogos realizados no Estádio Vivaldo Lima, que foi derrubado para a construção da Arena da Amazônia, para a Copa do Mundo de 2014. Além do Flamengo, vice da Supercopa da Libertadores do ano anterior (o Independiente desistiu), participaram do torneio o Rosario Central (campeão da Copa Conmebol de 1995), Grêmio (campeão da Libertadores em 1995) e São Paulo, que venceu a Copa Master da Conmebol na temporada anterior.

No dia 13, o Flamengo encarou o Rosario Central e Fábio Baiano abriu o marcador para o Rubro Negro aos 7'. Porém, três minutos depois, Bustos Montoya empatou para os argentinos. No segundo tempo, novamente Fábio Baiano, mais precisamente aos 18', fez o gol que colocou o time carioca na final.

Já no dia seguinte, o São Paulo encarou o Grêmio. O primeiro tempo terminou sem gols, mas,  na etapa complementar, Adriano, aos 7', e Müller, aos 14', fizeram 2 a 0 para o Tricolor Paulista. Emerson, aos 18', diminuiu par aos gaúchos. Porém, a vaga na final ficou com o São Paulo.

Na decisão, no dia 16, os manauaras viram um show de Sávio. Aos 16 minutos, de pênalti, o "Anjo Loiro" abriu o marcador para o Flamengo. Mas, aos 36', Aristizábal empatou para o São Paulo. Porém, na segunda etapa, o atacante do time do Rio definiu o jogo, marcando aos 12' e aos 37'. Final de jogo no Vivaldão e vitória do Rubro Negro por 3 a 1.

Além do troféu da Copa Ouro, levantado pelo capitão Ronaldão, o Flamengo conquistou também a Taça 15 Anos do SBT, já que a emissora paulista, que transmitiu a competição, estava completando 15 primaveras em 1996. E foi assim que o Rubro Negro conquistou a última edição de uma das várias competições da Conmebol nos anos 90.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações