Evaristo no Madureira

Por Victor de Andrade


Um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro, sendo um dos primeiros a fazer sucesso no exterior, e técnico com várias conquistas, Evaristo de Macedo está completando 86 anos neste 22 de fevereiro de 2019. Ele, que tem marcas incríveis com as camisas de Flamengo, Barcelona e Real Madrid, começou a carreira como jogador no Madureira.

Evaristo nasceu no Rio de Janeiro, no bairro de Engenho Novo, onde deu os primeiros chutes e começou a jogar com seus amigos. Como se mostrava acima dos demais, chamou a atenção e foi levado ao Madureira em 1950, com apenas 17 anos. Seu talento e faro de gol logo o levaram a jogar pelo time principal do Tricolor Suburbano.

Ainda atuando como amador, acabou chamando a atenção do técnico Nilton Cardoso (irmão de Gentil Cardoso) e foi convocado para defender o Brasil nas Olimpíadas de Helsinque em 1952. O time brasileiro era formado apenas por atletas não profissionais, tal como mandava o regulamento da competição econtava com jogadores que, mais tarde, chegariam à seleção brasileira como Vavá, Humberto, Zózimo e Paulinho.

Com os gols que já fazia pelo Madureira e a convocação para os Jogos Olímpicos, Evaristo de Macedo chamou a atenção de vários clubes e acabou indo para o Flamengo em 1953. Pelo Tricolor Suburbano, o atacante fez 35 jogos e 18 gols, uma marca interessante para um jogados que não havia completado 20 anos.

Depois, Evaristo só cresceu em sua carreira. Foi ídolo no Flamengo, é até hoje o detentor do recorde de mais gols em um mesmo jogo pela Seleção Brasileira (marcou cinco gols em uma partida contra a Colômbia, em 1957, que terminou 9 a 0 para o time canarinho), ficou de fora da Copa do Mundo de 1958 porque preferiu ir para o Barcelona, onde se transformou em um dos maiores da história do clube, repetiu o sucesso no Real Madrid e voltou para o Rubro Negro, onde encerrou a carreira. 

Depois iniciou um trabalho vitorioso como treinador, com passagens por vários grandes clubes do brasil, atuou no exterior e também na Seleção Brasileira. Mas toda esta bela história no futebol de Evaristo começou no Madureira.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Lembro dessa época.Era amigo de um amigo do Evaristo,o Jorge Vieira,que foi campeão pelo América.Joguei com Jorge num time amador no bairro do Grajaú. Naquela época era um grande fã do Evaristo.Ele tb jogou no Madureira.

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações