O Bahia campeão brasileiro de 1988

Foto: arquivo EC Bahia

O grande time do Bahia campeão do Brasileirão de 1988

Em 1 de janeiro de 1931, era fundado em Salvador o Esporte Clube Bahia. O Tricolor Baiano se tornou um dos maiores times do futebol brasileiro, com grandes conquistas, como a Taça Brasil de 1959 e o grande Campeonato Brasileiro de 1988, tema desta matéria. O título só veio já no ano seguinte.

O dia 19 de fevereiro de 1989 jamais sairá da memória de todos os torcedores tricolores baianos. No antigo estádio do Beira-Rio, na casa do Internacional, o Bahia foi a campo ostentando uma vantagem de 2 a 1 conquistada no duelo de ida, com a Fonte Nova lotada por 90.508 torcedores.

Na partida decisiva, em solo gaúcho, o Esquadrão demonstrou raça, talento e disposição para segurar um empate em 0 a 0, suficiente para garantir a segunda estrela, se tornando o primeiro time nordestino a conquistar dois torneios nacionais.

O Esquadrão de Aço chegou a sua segunda conquista nacional após após terminar o primeiro turno em terceiro lugar, o segundo turno em quarto lugar. A partir daí, o time tricolor dirigido por Evaristo de Macedo brilhou nas fases de mata-mata.

Nas quartas de final, eliminou o Sport e, nas semifinais, bateu o Fluminense, contra quem bateu o recorde de público da Fonte Nova. Foram 110.438 pagantes, no duelo de volta. A maior goleada conquistada pelo Bahia foi o triunfo de 5 a 1 sobre o Santos, ainda na fase classificatória.

O técnico daquele grande esquadrão, que tinha nomes como o do centroavante Charles e do meia Bobô, o maestro da equipe, era Evaristo de Macedo, que disse ter montado o time de acordo com as características de cada atleta. “Não impus nenhum sistema de jogo (...) Apenas aproveitei o potencial de cada jogador", afirmou o histórico treinador, após o troféu conqusitado.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações