O “after” do natal da Premier League – A rodada do “Boxing Day”

Por Lucas Paes 

Os jogos no Boxing Day são uma tradição antiga do Campeonato Inglês (Foto: Getty Images)

A Premier League, nome pelo qual é chamado o Campeonato Inglês desde 1992, é hoje um dos campeonatos mais disputados do planeta e provavelmente o torneio que dá mais audiência no futebol europeu, excetuando-se, é claro, a Champions League. Obviamente, a liga inglesa não escapa de algumas tradições britânicas e uma das mais antigas do futebol inglês, relacionada com a cultura do país, é a rodada do Boxing Day, que ocorre sempre no dia 26 de dezembro, dia que marca o feriado que leva este nome no Reino Unido. 

Existem teorias para o nome do feriado. Uma vem do século V, quando o Duque de Bohemia recorria suas terras num dia 26 de dezembro e acabou sendo tocado pela presença de um indigente, para o qual ele deu pão e vinho. Tal ato foi tomado como exemplo pelos Anglicanos, que passaram a recolher dinheiro no mês anterior ao dia de natal para dar aos mais necessitados em caixas no dia 26 (daí surge o termo Box). Outra é que grupos aristocratas britânicos davam presentes aos seus serviçais em caixas no dia 26. 

A primeira partida de futebol inglesa no Boxing Day foi em 1860. Na verdade, o duelo entre Sheffield FC e Hallam FC foi o primeiro jogo de futebol jogado a nível competitivo em toda a história, vencido pelo Sheffield por 2 a 0. A fundação da Football League só viria em 1888 e na verdade o “Boxing Day” só começaria a ser celebrado em 1871. Mesmo assim, nada apaga o ineditismo da história do esporte bretão num dia 26 de dezembro. O feriado é tradição em vários países da Commonwealth. 

O líder Liverpool pega o Newcastle neste ano, em Anfield 
(Foto: Getty Images)

A tradição de jogos nesta data é tão antiga quanto a Football League (hoje Premier League.). Na primeira edição da competição, na temporada 1888/1889, quando o Preston North End venceu o Derby County por 5 a 0 nesta data. Desde então, sempre houveram jogos no Boxing Day, só que até os anos 1950, isso era acompanhado por partidas que aconteciam literalmente no dia 25 de dezembro. E também ocorriam jogos no dia 26, com os times jogando as vezes duas vezes em dois dias, algo surreal pensando no futebol atual. Tal tradição de jogos no natal durou até a temporada 1957/1958, quando isso foi definitivamente extinto do calendário. 

Em geral, as partidas neste dia costumam consistir de jogos com pequenas distâncias entre seus adversários, tanto para evitar que os estádios fiquem vazios quanto para evitar super deslocamentos de torcedores num dia natalino onde geralmente as famílias se juntam. Não é só a primeira divisão que tem jogos na data, já que as partidas ocorrem nas quatro divisões profissionais principais inglesas e também em algumas das divisões mais abaixo. Já tivemos rodadas com jogos muito interessantes no Boxing Day, mas esse ano nenhum grande clássico rolará. Os duelos mais interessantes em 2018 ficam é claro com o líder Liverpool enfrentando o Newcastle em Anfield e o vice-líder Manchester City pegando o Leicester fora de casa. 

Historicamente, os números ditam algumas coisas no Boxing Day. A rodada com maior média de gols ocorreu no ano de 1963. Naquele dia, a redonda beijou as redes 66 vezes (!!!), com uma média surreal de 6,6 (!!!) gols por jogo. Naquele dia, além de goleadas como um 10 a 1 do Ipswich Town no Fulham, 6 a 1 aplicados tanto por Burnley em cima do Manchester United (não, você não leu errado) e pelo Liverpool em cima do Stoke e de um 8 a 2 do Blackburn no West Ham (fora de casa), tivemos também um empate alucinantes empates entre Tottenham e West Brom (4 a 4) e Woverhampton x Aston Villa (3 x 3). Só Bolton (0 x 3 contra o Sheffield Wednesday) e Everton (0 x 2 ) no Leicester não marcaram gols. A rodada completa pode ser vista nesta imagem abaixo, uma arte produzida pelo Daily Mail. 

A rodada recordista de gols de 1963 
(Foto: Daily Mail Online)

O time que mais se dá bem na Boxing Day, sem muitas surpresas, é o Manchester United. Por média de pontuação, os Red Devils são os melhores, seguidos de Oxford United e Brighton Albion. Obviamente, 1963 é o ano com mais gols em uma rodada. E o artilheiro da rodada de Boxing Day é ninguém menos que Robbie Fowler, ídolo do Liverpool, que marcou 9 gols neste dia. Fowler, além dos gols e dedicação a camisa dos Reds, ficou muito famosa pela comemoração “cheirando cocaína” num gol contra o Everton. 

Na Premier League, é relativamente comum que o líder no Boxing Day seja o campeão inglês. Curiosamente, o líder do campeonato este ano é o que mais “decepciona” seu torcedor não sendo campeão quando é líder no Boxing Day. O Liverpool, que vive uma fila de quase 30 anos sem títulos ingleses, já perdeu o título três vezes tendo a liderança nesta rodada. O site já teve um texto sobre as batidas na trave dos Reds nos últimos tempos. Este ano, os “Kopites” torcem para que a tradição se quebre, já que não só o Liverpool lidera a Premier League, como o faz até aqui de forma invicta e terminará o turno como campeão. 

O clássico entre Liverpool e United na rodada de 1986
(Foto: Associated Press)

Os Reds inclusive terão, no pós Boxing Day, uma das sequências de jogos mais complicadas da liga, já que enfrentarão o Arsenal em casa no sábado, dia 29 e pegarão o Manchester City, numa final antecipada no dia 3 de janeiro. Uma vitória no jogo em Manchester pode significar uma vantagem de 7 pontos, o que, mesmo com quase um turno inteiro de jogos para ocorrer, não é fácil de tirar levando em contra o aproveitamento surreal de pontos dos comandados de Jurgen Klopp. 

Seja como for, a quarta-feira na Inglaterra reserva mais um dia de futebol, gols, polêmicas e emoção para os torcedores. Apenas a bola, vadia que é, determinará quem terá um Boxing Day feliz e um Boxing Day triste. Mesmo com algum tempo de temporada restando, este ano teremos um dia que determinará tendências para o campeonato, e dependendo do que ocorrer, podemos entrar em 2019 com o título encaminhado para Manchester City ou Liverpool. Tudo isso serão cenas dos próximos capítulos dessa eterna tradição inglesa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações