O começo de Ibrahimovic no Malmö

Por Lucas Paes

Foi no Malmö que Zlatan Ibrahimovic fez seus primeiros jogos como profissional
(foto: arquivo Malmö)

Zlatan Ibrahimovic é um dos maiores nomes do futebol mundial na atualidade. O atacante sueco, ainda que não tenha conseguido seu objetivo pessoal de ganhar a Liga dos Campeões, foi protagonista em suas passagens por diversos clubes enormes da Europa e hoje curte a semi aposentadoria na MLS, no Los Angeles Galaxy. Porém, antes de ser um dos atacantes mais temidos do planeta, Ibra impressionou em sua terra natal. O craque esta completando 37 anos neste dia 3 de outubro. 

Nascido filho de um pai muçulmano bósnio e de uma mãe católica croata, Zlatan (que significa dourado), começou sua trajetória ainda criança, jogando em clubes de sua cidade natal, Malmo. Aos 15 anos, quase abandonou o futebol para trabalhar nas docas, mas o treinador da base do Malmo FF, principal time da cidade, o convenceu do contrário. Na juventude, ele assistia muitos jogos do campeonato italiano, numa época onde o país era tomado de craques. O maior ídolo de infância de Ibra era Ronaldo Fenômeno. 

Ele assinou seu primeiro contrato com o Malmo aos 15 anos, mas só entrou para os profissionais em 1999, numa temporada trágica que terminou com o rebaixamento do clube. Lembrando, que, parecido com o calendário brasileiro, o Campeonato Sueco é jogado de abril à outubro. Jogou seis jogos naquela temporada e marcou um gol. Foi no ano de 2000 que explodiu pelo Malmo, sendo um dos responsáveis pela volta a primeira divisão. Foram 29 jogos e 14 gols naquele ano. Em 2001, ainda jogaria mais 12 jogos e marcaria 3 gols Já nessa época, seu conhecimento de Taekwendo (ele é faixa preta na modalidade) ajudava nas jogadas mirabolantes, que são uma de suas marcas registradas até o dia de hoje.

Lances dele pelo clube sueco

Seu bom futebol despertou o interesse de Arsene Wenger, que sempre foi interessado em jovens promessas, que o chamou para fazer testes no Arsenal. Já mostrando a marra que lhe seria característica e que é um dos seus maiores traços, respondeu que “Zlatan não fazia testes”. O Ajax, da Holanda, não quis testes e contratou o sueco, em maio de 2001. A partir daí, o resto é história. 

Em números gerais, foram 47 jogos e 18 gols pelo Malmo, contagens razoáveis para um jogador de 19 anos. Foi na Suécia que Ibra começou a assombrar o planeta com suas habilidades. Em sua brilhante passagem pela Internazionale, ganhou o apelido que acabou caracterizando ele pelo resto da carreira: Il Genio.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações