O Bagé campeão gaúcho de 1925

Com informações do site oficial do GE Bagé

Os campeões gaúchos de 1925: uma honra para o Grêmio Esportivo Bagé

Em 5 de agosto de 1925 nascia em Bagé, no Rio Grande do Sul, o Grêmio Esportivo Bagé. Nestes 98 anos de história, muitas conquistas o clube conseguiu, mas nenhuma se iguala a 1925, quando o time conquistou o Campeonato Gaúcho, ao bater o Grêmio na final.

No ano de 1925 os "Imortais de '25" foram também campeões bageenses, espécie de Primeira Fase do Campeonato Gaúcho, de acordo com o regulamento da época. Com isto, o Bagé conquistou o direito de disputar a final "regional" contra o 15 de Novembro, de Dom Pedrito (valendo o título da Sétima Região).

Na Final Zonal ( valendo pelo título da Zona Sul), enfrentou o EC Pelotas (campeão da 6ª Região) e ganhou por 1 x 0, em 1º de novembro de 1925. No primeiro jogo das semi-finais enfrentou ao Grêmio Santanense e venceu por 3 x 1, no dia 15 de novembro de 1925.

Classificado para a grande final, em Porto Alegre, onde jogou contra o Grêmio Portoalegrense, no Estádio da Baixada. O Grêmio possuia uma forte equipe, tendo como goleiro Eurico Lara e naquele ano havia perdido apenas uma partida, um amistoso justamente contra o próprio Bagé, vencido pelos jalde-negros por 1 a 0, na Pedra Moura.

A final - Segundo os jornais que relatam esta época, o Grêmio era visto como grande favorito, e possuía uma excelente equipe. Entretanto o Bagé também era forte e prevaleceu a tradicional raça da equipe jalde-negra, segundo relato do Jornal Minuano. A partida final estava empatada em 1 a 1 (Feio havia marcado para o time da capital e Oliveira empatado para os jalde-negros), quando Oliveira, a dois minutos do final do embate no Estádio da Baixada, em Porto Alegre,marca o gol da vitória e do histórico título jalde-negro.

Na final, o Bagé jogou com Júlio Amaral; Antônio, Fortunato, Misael Romero e Aníbal Candiota; Catulino Moreira, Leonardo, João amaral; Pascoalito, Oliveira e João Amaral.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações