Primeira fase da Copa Rio 2018 começa nesta terça-feira

Por Diely Espíndola


Começa nesta terça-feira, 24, com o jogo entre Bela Vista e Duque de Caxias, no Alzirão, a primeira fase da Copa Rio de 2018, competição que definirá entre seus 25 competidores, um dos representantes do Rio de Janeiro na Copa do Brasil ou na Série D do Brasileiro de 2019, à escolha do vencedor.

A competição conta com seis fases, todas de mata-mata. Na fase preliminar (já disputada), enfrentam-se o 2º e 3º colocados da série C do ano anterior, neste caso Campos e 7 de Abril, com o primeiro tendo levado a melhor. Na primeira fase estão o vencedor da preliminar mais os classificados pelas séries B1 e B2, cujos campeões avançam direto para as oitavas de final, mais os classificados da série A.

O Curioso do Futebol preparou um mini-guia com todos os 24 clubes que participam da competição a partir da primeira fase.

Academia de Futebol Pérolas Negras

Rafael Paty é um dos destaques da equipe
(foto: Vitor Costa/FutRio)

Recentemente recebeu destaque da mídia por ser um clube formado por refugiados haitianos. Situado em Paty do Alferes, o clube mais do que títulos, busca a oportunidade de dar visibilidade aos seus jogadores, que lutam por uma chance em um país distante de sua terra natal. O time terá pela frente o Itaboraí na primeira fase.

America

Lucão é sinônimo de segurança na defesa do Mecão
(foto: divulgação)

Também disputando a série B1 do campeonato carioca, o America, um dos clubes mais queridos entre os torcedores cariocas, busca manter o bom desempenho alcançado até aqui. Tendo chegado às semifinais da Taça Santos Dummont e vencendo duas das três partidas disputadas na Taça Corcovado, o desafio do America é levar os bons números do estadual para a Copa Rio. O adversário do Mecão é o Santa Cruz.

Americano

Americano conquistou a Taça Santos Dumont
(foto: Agência Ferj)

Um dos destaques do futebol carioca no ano, o Americano atingiu uma sequencia de 11 vitórias consecutivas, tendo perdido sua invencibilidade apenas neste último sábado, contra o Audax, pela terceira rodada da Taça Corcovado. Além da boa sequência, foi o campeão da Taça Santos Dummont. O Americano terá pela frente o Rio São Paulo.  

Angra dos Reis

Time que venceu a B2 em 2017

Campeão da série B2 de 2017, o Angra dos Reis começa a competição já nas oitavas de final. Também disputando a Série B1 do Carioca, o Angra dos Reis é o segundo colocado de seu grupo. Invicto na segunda fase da competição, o Angra busca continuar a boa campanha também na Copa Rio. O adversário do Angra dos Reis na primeira fase será o Nova Cidade.

Araruama/Arraial do Cabo

Equipe quer fazer um belo papel na competição
(foto: divulgação Araruama)

Chegou às semifinais da Série B2 do Carioca de 2017, mas em 2018 não viveu grandes momentos. Vê na Copa Rio a oportunidade de salvar o ano e ter o destaque que recebeu em 2017. O time é uma parceria entre o Arraial do Cabo, que está filiado, e o Araruama. Enfrenta o Audax.

Audax

Audax Rio tirou a invencibilidade do Americano no final de semana
(foto: Vitor Costa/FutRio)

Conhecido da elite do futebol carioca, o Audax hoje disputa a série B1 da competição. Segundo colocado de seu grupo na Taça Corcovado, o Audax tem como desafio manter a boa campanha também na Copa Rio. Terá pela frente o Araruama/Arraial do Cabo na primeira fase.

Bangu

Bangu fez forte preparação (foto: divulgação)

Tradicional clube carioca, o Bangu entra na competição já nas oitavas de final, por ter disputado a Série A do Carioca. Um dos favoritos no torneio, o Bangu fez diversos jogos-treino, como contra o Fluminense, e se mostra preparado para encarar o mata-mata e, assim se garantir em um dos certames nacionais de 2019. O Alvirrubro espera o vencedor de Maricá e Friburguense.

Bela Vista

Raphael e Gabriel estão entre os destaques da equipe
(Foto: divulgação Bela Vista)

O destaque da equipe até aqui tem sido sua base, que no último dia 17 garantiu a classificação para as quartas de final da série b2 sub-20 do campeonato carioca. O Bela Vista busca levar a boa campanha também para a equipe dos profissionais. O Bela Vista encara o Duque de Caxias na primeira fase.

Campos

Campos busca alçar voos maiores no futebol carioca
(foto: divulgação Campos AA)

Nos últimos anos viveu muitas reviravoltas. Em 2015, após 26 anos volta ao futebol profissional em parceria com o Carapebus e disputa a série C do Carioca. Invicto conquista o acesso para a Série B do ano seguinte, e em mais um ano de excelente campanha, é vice campeão da competição e conquista o inédito acesso à Série A. No entanto disputou apenas a fase seletiva, onde não obteve o sucesso dos anos anteriores e acabou rebaixado, disputando a série C ainda naquele ano e desfazendo sua parceria com o Carapebus. Hoje disputa a Série B2 do Carioca, e busca ter nas duas competições o mesmo sucesso dos anos anteriores. Passou pelo 7 de Abril na fase preliminar e agora encara o Nova Cidade.

Duque de Caxias

Duque de Caxias pode voltar à uma competição nacional com a Copa Rio
(foto: Anderson Lima/DCFC/Agência AMS)

Mais um clube que também disputa a Série B1 do campeonato carioca, o Duque de Caxias faz boa campanha na competição, estando em terceiro lugar em seu grupo, apesar de ter perdido dois dos quatro jogos disputados na Taça Corcovado. O desafio da equipe é aprimorar seu desempenho para disputar a Copa Rio. O adversário do Duque na primeira fase é o Bela Vista.

Friburguense

Friburguense busca retornar aos bons tempos
(foto: Vinicius Gastin)

Outro velho conhecido da Série A do campeonato carioca, o Friburguense vem de uma campanha bem abaixo do esperado. Conquistando apenas três pontos na segunda fase da Série B1 do campeonato carioca, bem diferente da vice liderança da primeira fase, o Friburguense busca levar à Copa Rio o mesmo sucesso conquistado durante a Taça Santos Dumont. O adversário na primeira fase é o Maricá FC.

Goytacaz

Goytacaz quer ir bem na Copa Rio para fazer valer o 2018
(foto: Leonardo Berenger)

Atualmente não está em nenhuma competição entre os profissionais, embora no ano passado tenha ido longe na série B1 do Campeonato Carioca, tendo sido campeão do primeiro turno, o que lhe garante a vaga já nas oitavas de final da Copa Rio. A competição é a oportunidade do clube de fazer valer o ano de 2018. A equipe espera o vencedor de Pérolas Negras e Itaboraí.

Itaboraí

Copa Rio pode ser a salvação do 2018 do Itaboraí
(foto: Valdir Santiago)

Vindo de uma campanha pouco produtiva na Série B1 do carioca, o Itaboraí tem na Copa Rio sua chance de mostrar um futebol melhor do que vem demonstrando até aqui. O Itaboraí terá pela frente o Pérolas Negras na primeira fase.

Macaé

Preparação forte do Macaé na competição
(foto: divulgação Macaé)

Chegou à série A do estadual, mas foi rebaixado com a impressionante marca de 14 pontos negativos ao fim da competição. Teve na quarta divisão do campeonato brasileiro a sua grande chance do ano. Classificado para a final da Série D, o Macaé acabou perdendo o título de campeão para o Novorizontino. Apesar disso, fez uma excelente campanha, e busca repetir o bom desempenho também na Copa Rio, onde inicia já nas oitavas de final, esperando o vencedor de Bela Vista e Duque de Caxias.

Madureira

Madureira é um dos favoritos na competição
(foto: André Soares/Madureira EC)

Mais um clube tradicional no futebol carioca, o Madureira, também entra na competição já nas oitavas de final. Eliminado da Série D do Campeonato Brasileiro por apenas uma vitória, o Tricolor Suburbano pode usar a Copa Rio como forma de voltar à competição no ano que vem. A equipe espera o vencedor de Rio São Paulo e Americano.

Maricá

Maricá vai aproveitar diversos jogadores da base
(foto: divulgação)

Terminando a primeira fase da série B2 do campeonato carioca em primeiro lugar em seu grupo e na classificação geral, e conquistando vaga na semifinal, o Maricá é um dos clubes que disputarão a Copa Rio com melhor campanha durante o ano. O Maricá terá pela frente o Friburguense.

Mesquita

Mesquita espera melhorar o desempenho
(foto: divulgação)

Com apenas 38% de aproveitamento na primeira fase da série B2 do Campeonato Carioca, o Mesquita terá na Copa Rio o maior desafio do ano. A competição será conciliada com a segunda fase do estadual, e o Mesquita precisa também escapar da parte de baixo da tabela. A equipe vai encarar o São Gonçalo EC.

Nova Cidade

Nova Cidade pode ser uma das surpresas
(foto: Emerson Pereira/EC Nova Cidade)

Junto com Campos, Maricá e 7 de Abril, está classificado para as semifinais da do primeiro turno da série B2 do Campeonato Carioca. Se mantiver na Copa Rio a boa campanha desempenhada até então, será um dos fortes candidatos a levar a taça. O Nova Cidade enfrenta o Campos na primeira fase.

Nova Iguaçu

Marquinhos do Sul reforça o Nova Iguaçu na Copa Rio
(foto: Bernardo Gleizer/NIFC)

Mais um clube que com frequência disputa a série A do Campeonato Carioca, o Nova Iguaçu não foi bem nas duas competições que disputou este ano, tendo sido rebaixado no estadual e ficado em último lugar em seu grupo na Série D do brasileiro. A Copa Rio será para o Nova Iguaçu um grande desafio, facilitado pela sua entrada já nas oitavas. O Laranja espera o vencedor de Araruama/Arraial do Cabo e Audax Rio.

Portuguesa

O zagueiro Andrezinho volta a defender a Lusa da Ilha do Governador
(foto: divulgação AAP)

Mais uma das equipes classificadas diretamente para as oitavas de final, a Portuguesa fez boa campanha na série A do estadual, tendo ficado empatada em pontos com o Botafogo, perdendo apenas por saldo de gols. É uma das grandes candidatas a levar a Copa Rio. A Lusa espera o vencedor de Santa Cruz e America.

Rio São Paulo

Rio São Paulo espera melhor desempenho na Copa Rio
(foto: Vinicius Valim/Barra Mansa)

Com campanha ruim na série B2 do Campeonato Carioca, o Rio São Paulo precisa fazer uma campanha melhor do que a desempenhada até aqui se quiser almejar uma boa colocação na Copa Rio. Grande desafio pela frente. O Rio São Paulo enfrenta o Americano.

Santa Cruz

Time quer fazer melhor campanha do que na B1
(foto: divulgação)

Na zona de rebaixamento da série B1, o clube da zona oeste tem pela frente o desafio de não somente escapar da degola, mas também se sair bem na Copa Rio, o que exigirá muito empenho da equipe. O Santa Cruz terá pela frente o tradicional America.

São Gonçalo EC

Clube espera boa campanha na competição
(foto: divulgação)

Até então a campanha do clube na Série B1 não tem sido mais do que mediana, estando em sexto lugar em seu grupo, e décimo na classificação geral. Para almejar algo na Copa Rio, a equipe precisa de mais do que o futebol mostrado até aqui. A equipe do Grande Rio encara o Mesquita.

Volta Redonda

Disputando o Brasileiro da Série C, Voltaço pode utilizar alguns reservas
(foto: Pedro Borges/Volta Redonda FC)

Terminou a série A do Carioca a apenas um ponto da zona de rebaixamento, mas sua participação na competição garantiu a vaga já nas oitavas de final da Copa Rio, o que facilitará a vida da equipe. Basta o Nova Iguaçu aproveitar sua vantagem na disputa e traçar um caminho diferente do estadual. O Voltaço, que disputa também a Série C do Brasileirão) entra direto nas oitavas, onde espera o vencedor de Mesquita e São Gonçalo.

Todos as fases da competição serão disputadas no sistema de ida e volta. Confira aqui o regulamento da competição.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações