Transcarpátia bate Chipre do Norte nos pênaltis e conquista a Copa do Mundo CONIFA

Por Victor de Andrade

Jogadores da Transcarpátia comemoram o título após as cobranças de penalidades
(foto: divulgação CONIFA)

A Transcarpátia é a campeã da Copa do Mundo CONIFA de 2018, realizada em Londres, sob a organização da Federação do Barawa. Em jogo realizado no Queen Elizabeth II Stadium, em Enfield, a Transcarpátia empatou em 0 a 0 com o Chipre do Norte, no tempo normal, e levou o título nas cobranças de pênaltis: 3 a 2.

Para chegar a final, as duas equipes tiveram verdadeiras batalhas. O Chipre do Norte bateu a Padânia na semifinal, de virada, por 3 a 2. Já a Transcarpátia vence o País Székely por 4 a 2, onde chegou a estar ganhando por 3 a 0, deixou o adversário fazer dois e só nos acréscimos fechou o marcador. Por isto, não havia um favorito no confronto.

Apesar da expectativa, o primeiro tempo não teve muitas emoções. Com medo de sofrer gol, tanto o Chipre do Norte como a Transcarpátia estavam receosos em atacar e abusavam dos chutões entre a defesa e o ataque. A Transcarpátia se soltou mais depois dos 30 minutos e levou perigo ao gol defendido por Hasan Piro em pelo menos três oportunidades. Porém, o embate foi para o intervalo com o placar de 0 a 0.

Torcida fez uma grande festa no estádio
(foto: divulgação CONIFA)

Na segunda etapa, o Chipre do Norte foi para cima e teve a melhor chance do jogo, até então, aos 5 minutos, em cabeçada de Mehmet, após escanteio, obrigando o goleiro Bela Fejer se esticar todo para fazer boa defesa. Em seguida, a Transcarpátia equilibrou o jogo, que passou a ter um bom volume, com as duas equipes procurando atacar.

A Transcarpátia tinha mais posse de bola e criava menos que o Chipre do Norte, que sempre atacava com perigo, como aos 36', com Mehmet, que acertou a 'pelota' no travessão com uma cabeçada. Depois, só deu os norte-cipriotas na partida, que perderam inúmeras chances nos minutos finais, mas sem balançar as redes.

Como o jogo terminou empatado em 0 a 0, a decisão do título foi definida nas cobranças de pênaltis. E teve mais emoção. A Transcarpátia fez os dois primeiros e o Chipre do Norte perdeu os tiros: 2 a 0 no marcador. Nas cobranças seguintes, aconteceu o inverso e a disputa ficou empatada. Porém, nas últimas cobranças, o Chipre do Norte perdeu a sua e o título ficou com a Transcarpátia.

Ao fim do jogo, houve muita festa e comemoração no Queen Elizabeth II Stadium, em Enfield. Pela primeira vez a Transcarpátia conquista o título da Copa do Mundo CONIFA e a emoção tomou conta de todos os atletas e comissão técnica da seleção.

No fim do jogo, as melhores chances foram do Chipre do Norte
(foto: divulgação CONIFA)

Outras decisões - O dia foi todo para definir as colocações da Copa do Mundo CONIFA. O terceiro lugar ficou com a Padânia, que bateu o País Székely nas penalidades, por 5 a 4, depois de um 0 a 0 no tempo normal. Quem também venceu nos pênaltis foi o Panjabe, que ficou em quinto lugar. Eles bateram a Cascádia por 4 a 3, depois de um empate em 3 a 3.

Jogadores da Padânia recebendo a premiação pelo terceiro lugar
(foto: Paul Groundtastic)

Na decisão de sétimo lugar, tivemos uma goleada da Armênia Ocidental sobre o Barawa: 7 a 0. A Abecásia ficou com a nona colocação, já que venceu a Cabília por 2 a 0. Em 11º ficaram os Coreanos Unidos do Japão, que venceram o Tibete, nos pênaltis, por 4 a 1, depois de empate em 1 a 1 no tempo normal. em 13º lugar ficou o Matabelaland, que bateu o Tamil Eelam por 1 a 0. Encerrando, a 15ª colocação ficou com Tuvalu, já que a Ilha de Man desistiu da competição. Porém, o time da Oceania fez um amistoso contra as Ilhas Chagos e venceu por 6 a 1.

A artilharia da competição ficou com Kamaljit Singh, do Panjabe, que marcou seis gols. A próxima edição da Copa do Mundo da CONIFA será realizada em 2020, em local ainda a ser confirmado pela associação.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações