Tite na Portuguesa de Desportos

Por Victor de Andrade

Tite comemorando gol no Canindé: foram 22 jogos e seis gols pela Lusa

Talvez o melhor treinador brasileiro em atividade, que vai dirigir a Seleção na Copa do Mundo deste ano, que começa no próximo mês, na Rússia, Adenor Leonardo Bacchi, ou simplesmente Tite, está completando 57 anos neste 25 maio de 2018.

Técnico de grandes qualidades, Tite foi um jogador, que atuava como volante e meia, promissor, mas que teve sua carreira interrompida precocemente por diversas lesões no joelho. Um dos times que ele defendeu na curta carreira foi a Portuguesa de Desportos.

Ao fim do empréstimo, a Lusa não o contratou por definitivo

Tite, nascido em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha começou no futebol em um dos times de sua terra natal, o Caxias, onde estreou profissionalmente em 1979, com apenas 17 anos. Em 1983, Tite foi para o Esportivo de Bento Gonçalves e no fim do ano foi emprestado para a Portuguesa de Desportos, para a disputa do Campeonato Brasileiro de 1984.

Logo depois de seu primeiro jogo com a camisa Rubro Verde, um empate contra o Santa Cruz, Tite viu o seu treinador ser trocado: saiu Candinho, em uma de suas várias passagens pela Lusa, e veio José Poy. A mudança acabou aflorando o lado artilheiro do meia, já que na estreia do treinador argentino, ele fez dois gols na vitória por 5 a 2 sobre o Auto Esporte do Piauí.

Na vitória da Portuguesa sobre o Brasil de Pelotas, por 4 a 1, Tite marcou um golaço

Apesar de tímido, Tite ganhava cada vez mais espaço no time da Lusa e a confiança de Poy, conseguindo se tornar titular absoluto da equipe. O jogo mais marcante com a camisa lusitana ocorreu em 1984, no estádio do Canindé, pelo Brasileirão. A Portuguesa venceu o Brasil de Pelotas por 4 a 1. O primeiro gol da Portuguesa foi marcado por Tite, com um belo chute de primeira, que foi escolhido o mais bonito da rodada.

Tite vinha bem na Lusa, mas o clube não o contratou em definitivo. Com isto, o meia acabou indo para o Guarani. Defendendo a Portuguesa, o meia Tite marcou um total de seis gols em 22 jogos disputados. Depois do Canindé, no Bugre, conviveu com diversas lesões no joelho, foi titular na campanha do vice-campeonato Brasileiro de 1986, mas encerrou a carreira ainda na década de 80.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações