O São Paulo campeão da Copa Master da Conmebol em 1996

Por Victor de Andrade

O São Paulo conquistou o título da competição

Na década de 90, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) adorava criar torneios para os clubes do continente. Só para se ter uma ideia, além da tradicional Copa Libertadores, tivemos na década a Supercopa da Libertadores (que já existia desde os anos 80), Copa Conmebol, Copa Ouro da Conmebol, Copa Master, Copa Mercosul e Merconorte. Na mesma época, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT) estava investindo no futebol e como não tinha tantos direitos de transmissão, tentava ao máximo criar torneios. Então, em 1996, ambos uniram o útil ao agradável e organizaram a Copa Master da Conmebol, competição onde o São Paulo foi campeão.

O torneio envolvia todos o campeões da Copa Conmebol até então: Atlético Mineiro (1992), Botafogo (1993), São Paulo (1994) e Rosario Central (1995, que, aliás, foi transmitido pelo SBT). A emissora de televisão escolheu Cuiabá, mais precisamente no Estádio José Fragelli, o Verdão, como sede da competição.

A abertura da Copa Master da Conmebol foi 8 de fevereiro de 1996, embate entre São Paulo e Botafogo, e os presentes no estádio não se arrependeram do que viram. Túlio Maravilha marcou três vezes para o Fogão, mas o São Paulo estava endiabrado no dia e marcou sete! Isso mesmo, Valdir e Almir, duas vezes cada, e Sandoval, Aílton e Edmilson fecharam o placar em 7 a 3 para o Tricolor, que garantia sua vaga na decisão.

No dia seguinte, o Atlético Mineiro encarava o Rosario Central, fazendo uma revanche da decisão da Copa Conmebol do ano anterior, onde os argentinos levaram a melhor. Mas, ao contrário do São Paulo e Botafogo, a rede não foi balançada no tempo normal e a decisão foi para as penalidades, onde foram necessárias 20 cobranças, até Graff errar e dar a vaga na final para o Galo.

A goleada de 7 a 3 sobre o Botafogo

A decisão foi realizada em 12 de fevereiro. O São Paulo entrou com tudo e abriu o marcador logo aos 9 minutos, com o ponta-direita Almir. O Atlético Mineiro foi para cima, em busca do empate, mas aos 16' da etapa complementar, Almir ampliou, fazendo o seu segundo na partida. Já com o Galo abatido, Valdir, aos 23', deu números finais aos jogo: 3 a 0 e o Tricolor conquistava mais uma taça.

Esta foi a única edição da Copa Master da Conmebol. Depois, a entidade que rege o futebol sul-americano e o SBT não conseguiram entrar em acordo e o torneio não foi mais realizado. Mas ficou na história mais um título continental do São Paulo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações