O Coritiba campeão do Festival Brasileiro de Futebol de 1997

Por Victor de Andrade

Jogadores do Coxa Branca comemoram o título após a última penalidade

Em meados dos anos 90, o Sistema Brasileiro de Televisão, ou simplesmente SBT, emissora cujo o dono é o apresentador Silvio Santos, resolveu investir no futebol. Comprou os direitos da Copa do Brasil, que ainda empacava, e a transformou em um grande produto. Com isto, a televisão passou a organizar diversos torneios, para colocar mais futebol em sua grade, já que não tinha os direitos das outras competições. Um deles foi o Festival Brasileiro de Futebol, realizado no final de 1997.

O SBT fez o seguinte: convidou  algumas equipes que não estavam na fase final do Brasileirão daquele ano (Vasco da Gama, Palmeiras, Santos FC, Internacional, Juventude, Portuguesa, Flamengo e Atlético Mineiro era as que estavam na competição), um time da cidade da primeira fase e mais um time aleatório. Então, Coritiba, Vitória, São Paulo, Botafogo, Paraná, Corinthians, Operário de Campo Grande (time do município sede) e o Rio de Janeiro FC, equipe do Zico, que depois mudou para CFZ, foram os participantes.

Os jogos da primeira fase foram todos realizados no Estádio Pedro Pedrossian, em Campo Grande. Eram sempre rodadas duplas e na abertura, dia 20 de novembro, o Coritiba venceu o Rio de Janeiro por 3 a 0 e o São Paulo acabou derrotado pelo Vitória, por 3 a 1. Dois dias depois, o Tricolor voltava a campo novamente e goleou o Rio de Janeiro por 4 a 0, enquanto o Corinthians era batido pelo Botafogo, por 3 a 0.

Com o passar dos jogos, o Coritiba acabou liderando o Grupo A, na frente de Vitória, São Paulo e Rio de Janeiro. Além de vencer os cariocas, o Coxa Branca bateu o Tricolor, por 1 a 0, e o Leão da Barra, por 5 a 2. Já no Grupo B, o primeiro foi o Botafogo, que além de passar pelo Timão, venceu o Operário, por 3 a 0, e empatou com o Paraná, em 2 a 2. Aliás, este último resultado acabou influenciando na final.

Como a melhor campanha era do Coritiba, com 100% de aproveitamento, a decisão, em jogo único, foi realizada no Couto Pereira. Então, no dia 6 de dezembro, o Coxa recebia o Botafogo para decidir quem era o campeão do Festival Brasileiro de Futebol de 1997.

Veja toda a campanha do Coritiba no torneio

Apesar de não ter muito valor, o jogo foi muito disputado. Marquinhos, aos 10 minutos, e Rogério Barbosa, aos 22', colocaram o Coritiba na frente. Porém, ainda no primeiro tempo, o Botafogo diminuiu com Jorge Luís. Na etapa complementar, mais precisamente aos 32', Sinval empatou o jogo. Para deixar mais emocionante, Basílio, aos 39', fez 3 a 2 para o Coxa. Mas o Fogão, mesmo com um a menos (Ailton foi expulso), empatou aos 43', com Jorge Luís. Assim, a decisão foi para as penalidades.

Nos pênaltis, o Coritiba, dirigido por Rubens Minelli, foi mais competente que o Botafogo, do técnico Carlos Alberto Torres, venceu por 7 a 6, com Edilson pegando duas cobranças, e fez a festa da torcida que no Couto Pereira. O Coxa Branca vencia o Festival Brasileiro de Futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações