Fase de Grupos do Brasileirão Feminino A-2: agora é pra valer!

Por Victor de Andrade


Depois de uma etapa preliminar com a participação de 26 clubes, 13 equipes espalhadas pelo Brasil se juntam à Grêmio, Vitória e Embu das Artes para o início da Primeira Fase do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino Série A-2 de 2018. Os jogos começam a ser realizados nesta quarta-feira, dia 25 de abril.

Os times que passaram pela fase preliminar, que contou com participação de representantes de todos os estados do país, menos Mato Grosso, que não enviou representante e foi substituído pelo Caucaia, escolhido pelo ranking, e São Paulo, que como líder do ranking estadual, o representante entrou direto na fase de grupos, foram os seguintes:

Duque de Caxias-RJ
Internacional-RS
Lusaca-BA
Napoli-SC
ESMAC-PA
Vila Nova-ES
Sampaio Corrêa-MA
3B da Amazônia-AM
São Gonçalo-CE
Tiradentes-PI
América-MG
Botafogo-PB
Minas/ICESP-DF

Grêmio, último colocado do Grupo 1 da Série A1 de 2017, e Vitória, lanterna no Grupo 2 da mesma competição, entraram direto na Primeira Fase da A2 de 2018 por terem sido rebaixados. Já o Embu das Artes, como representante paulista, garantiu a vaga direto pois, como dito acima, São Paulo é o líder do ranking dos estados da Confederação Brasileira de Futebol.

Com isto, os grupos ficaram os seguintes:

GRUPO 1
América-MG - Duque de Caixas-RJ - Embu das Artes-SP - Grêmio-RS
Internacional-RS - Minas/ICESP-DF - Napoli-SC - Vila Nova-ES

América Mineiro pinta como um dos favoritos na competição

A princípio, o América Mineiro, por estar trabalhando a bastante tempo e ter um bom elenco, pinta como favorito na chave. Porém, não dá para descartar Duque de Caxias, que já jogou o Brasileirão principal, Embu das Artes, que já vem jogando direto pelo Brasileirão, Grêmio e Internacional, que investiram em seus departamentos de futebol feminino e fizeram um bom Gauchão no ano passado, vencido pelo Colorado. O Napoli, da mesma cidade do Kindermann, Caçador, e Minas/ICESP brigam por fora, enquanto o Vila Nova é o azarão.

GRUPO 2
3B da Amazônia - Botafogo-PB - ESMAC-PA - Lusaca-BA
Sampaio Corrêa-MA - São Gonçalo-CE - Vitória-BA - Tiradentes-PI

3B foi vice amazonense em 2017 mesmo sem perder uma partida

Por ter feito frente ao forte time do Iranduba em nível estadual (perderam o título mesmo invictas), o 3B da Amazônia aparenta estar, ao menos, um passo a frente de seus adversários na chave. Porém, o Vitória, que quer apagar a má campanha no Brasileirão do ano passado, Botafogo da Paraíba e Tiradentes, tradicionais no futebol feminino, sendo que o segundo já foi quarto no nacional, podem brigar para passar de fase. O Sampaio Corrêa, se tiver o apoio de sua apaixonante torcida, corre por fora, enquanto ESMAC, Lusaca e São Gonçalo são apostas menos viáveis.

Regulamento

O Pinheirense foi o campeão da A2 em 2017

Depois do mata-mata realizado na etapa preliminar, na segunda fase os 13 classificados se juntam ao clube que representa o estado melhor ranqueado e aos 2 rebaixados da Série A1 de 2017, totalizando 16 clubes, onde estes formarão dois grupos de oito clubes cada. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para as semifinais; nas semifinais, os clubes se enfrentam no sistema eliminatório (“mata-mata”) classificando-se o vencedor para a final e também para a Série A1 de 2019. Confira tabela completa da competição aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações