Com 16 equipes, Brasileirão Feminino começa nesta quarta-feira

Por Victor de Andrade 


Nesta quarta-feira, dia 25, terá o pontapé inicial para o Campeonato Brasileiro Feminino da Série A-1. Pelo segundo ano, o país terá duas divisões no Futebol Feminino. Com 16 equipes, muitas delas formando uma forte estrutura, a competição tem tudo para fazer mais sucesso do que ano passado, onde alguns jogos chegaram a lotar estádios nas fases decisivas. 

Atuais campeãs, as Sereias da Vila perderam a artilheira da competição no ano passado, Sole Jaimes. Porém, mesmo assim, o Santos pinta como favorito, ao lado de Corinthians, Ferroviária, Iranduba, São José, Flamengo e Rio Preto. Sport, Kindermann e Foz Cataratas correm por fora. As novidades são Pinheirense e Portuguesa, cmapeão e vice da A-2 do ano passado e que conseguiram o acesso. 

Confira todas as equipes e grupos da competição: 

GRUPO 1 
Corinthians – Ferroviária – Iranduba – Kindermann 
Pinheirense – São Francisco – São José – Sport 

Sport Club CORINTHIANS Paulista 
São Paulo-SP

Mosqueteiras lideram o Paulista até o momento

Vice-campeão brasileiro em 2017, perdendo a final para o Santos FC, o Corinthians vem para a competição desta temporada com a equipe que foi campeã da Copa Libertadores Feminina jogando pelo Audax. Além disso, contratou nomes conhecidos, como Kati e Aline Calandrini, ambas ex-Sereias da Vila. A equipe comandada por Arthur Elias veio com tudo em 2018: venceu os quatro jogos disputados até aqui pelo Campeonato Paulista, com destaques para os jogos contra o São José (2 a 0) e Santos (4 a 3, fora de casa). 

Associação FERROVIÁRIA de Esportes 
Araraquara-SP 

Guerreiras Grenás empataram com o Rio Preto no Paulista

As Guerreiras Grenás já tiveram uma ótima notícia após o fim da temporada passada. As jogadoras foram profissionalizadas, algo que no Brasil só o Santos fazia até então. A equipe, comandada por Celso Boffa, conta com nomes interessantes, como a goleira Luciana e a meia Ju Passari. No Campeonato Paulista, a Ferroviária teve um bom início, com um empate contra o Rio Preto e vitórias contra Ponte Preta e Embu das Artes. A equipe lidera o seu grupo no estadual e espera aproveitar o embalo no Brasileirão, onde foram campeãs em 2014. 

Esporte Clube IRANDUBA da Amazônia 
Iranduba-AM 

Preparação do Iranduba para o Brasileirão

O Hulk da Amazônia fez um grande papel na temporada de 2017, tanto dentro como fora de campo. A equipe venceu o amazonense, despachando o 3B na final, que ameaçou a hegemonia, e no Brasileiro foi semifinalista. Aliás, foi nesta etapa do nacional, contra o Santos, que o clube deu show, lotando a Arena da Amazônia, tendo um dos melhores públicos do futebol no país. De acordo com o técnico Adilson Galdino, o forte da equipe é o conjunto. A partir do momento que o grupo funciona em campo, o talento de cada uma vai aparecendo com naturalidade. 

Sociedade Esportiva KINDERMANN 
Caçador-SC 

Kindermann fez forte preparação para a competição

O Kindermann treinou forte na preparação para o Campeonato Brasileiro. A equipe fez diversos jogos-treinos e ainda participou do Torneio de Encantado, no Rio Grande do Sul, onde ficou com o vice-campeonato. Nomes como o da atacante Gabizinha, da meia Rafaela Andrade, Bruna Calderan e da experiente goleira Bárbara figuram no elenco. O time continua sendo comandado por Jorge Barcellos, vice-campeão Mundial e Olímpico com a Seleção Brasileira. 

PINHEIRENSE Esporte Clube 
Belém-PA 

Pinheirense conquistou a Série A-2 no ano passado

O Pinheirense teve um 2017 de altos e baixos. Primeiro, conquistou o título do Brasileirão da Série A-2, o que deu ao clube a oportunidade de voltar à elite do Futebol Feminino do país, agora com duas divisões. Porém, no Campeonato Paraense, a equipe perdeu a decisão para o Esmac, que sagrou-se bicampeão da competição. A equipe entra no Nacional deste ano com um objetivo claro: Se manter na divisão principal e afastar o risco de rebaixamento. 

SÃO FRANCISCO DO CONDE Esporte Clube 
São Francisco do Conde-BA 

Equipe baiana espera melhor sorte em 2018

Tradicional equipe baiana, que já figurou entre as grandes do futebol brasileiro, o São Francisco passa por dias ruins. Perdeu a hegemonia no estadual nos últimos anos, ganhos por Vitória e Lusaca, e ainda escapou do rebaixamento no nacional do ano passado por um triz. À frente do time desde a fundação, em 2001, o técnico Mário Augusto Filgueiras foi desligado do clube no ano passado, deixando uma incógnita sobre como será a equipe nesta temporada. 

SÃO JOSÉ Esporte Clube 
São José dos Campos-SP 

São José vem se recuperando no Paulistão e espera engrenar de vez

O São José vem para este Brasileirão para provar que pode voltar a ser uma das equipes fortes do futebol feminino nacional. Comandada pelo treinador Cléber Arildo, conhecido da torcida, a Águia do Vale não teve um bom início no Paulista, com empate contra o Santos, em casa, e derrota para o Corinthians. Porém, a equipe se recuperou e venceu seus últimos compromissos: Portuguesa, fora de casa, por 4 a 1, e o clássico contra o Taubaté (2 a 1). Tipa e Letícia Seabra estão entre os destaques da equipe. 

SPORT Club do Recife 
Recife-PE 

Jonas Urias continua comandando o Sport

Depois de ter feito um Brasileirão acima das expectativas, brigando pela classificação para o mata-mata até o fim, e ter vencido o estadual, quebrando uma série de sete títulos do Vitória das Tabocas, o Sport quer mais em 2018 e pretende brigar pelo título. Para isto, manteve o treinador Jonas Urias e a artilheira Soraya, mas como as atletas estão um bom tempo sem competição, tiveram que fazer uma pré-temporada cuidadosa a fim de diminuir o cansaço causado pela maratona de treinos. 

GRUPO 2 
Audax – Flamengo – Foz Cataratas – Ponte Preta 
Portuguesa – Rio Preto – Santos – Vitória das Tabocas 

Grêmio Osasco AUDAX 
Osasco-SP 

Audax não tem mais a parceria com o Corinthians

Atual campeão da Libertadores, conquistando o título ainda na fase da parceria com o Corinthians, entrou em 2018 com muitas mudanças. A primeira delas é o fim do acordo com o Timão, que resolveu tocar sozinho o seu departamento de futebol feminino, apesar de o Audax, em parceria com a Unip, já manter um time próprio no ano passado. Porém, as mudanças até aqui não foram boas, já que o time dirigido por Maurício Salgado ainda não venceu no Campeonato Paulista, competição que já se iniciou. A meia Katrine e a atacante Valéria, ambas da Seleção Brasileira Sub-20, são os destaques da equipe. 

Clube de Regatas do FLAMENGO 
Rio de Janeiro-RJ 

Flamengo quer reconquistar o Brasileirão

Campeã brasileira em 2016 e dominando o cenário estadual, o Flamengo vem para a temporada de 2018 com novidades. A equipe do técnico Ricardo Abrantes anunciou várias contratações visando retomar o título. Destaque no Iranduba-MA, Dany Helena chega ao Rubro-Negro para ser a referência no ataque. Ainda no setor ofensivo, a meia-atacante Geovana Alves tem vasta experiência internacional. Para completar o meio-campo, Aline Guedes vem transferida do Ipatinga-MG. Por último, dois reforços que já vestiram verde e amarelo: a zagueira e lateral Beatriz e a atacante Rafaela Barros, de 24 anos, que vem do Francana-SP. 

FOZ CATARATAS Futebol Clube 
Foz do Iguaçu-PR 

Foz realizou amistosos contra a Seleção Paraguaia

Depois de ficar de fora do mata-mata no Brasileirão do ano passado, se classificando em quinto em seu grupo, o Foz Cataratas, que tem uma parceria com o Coritiba, espera brigar pelo título em 2018. Na preparação, o time dirigido por Roberto Costa, foi até Assunção, onde enfrentou a Seleção Paraguaia, que disputou a Copa América, em duas oportunidades, vencendo o primeiro por 1 a 0 e empatando o segundo por 1 a 1. Teffa e Pamela foram duas das destaques do time paranaense durante os amistosos. 

Associação Atlético PONTE PRETA 
Campinas-SP 

Ponte Preta continua com a parceria com Vinhedo

No ano passado, a Ponte Preta voltou com o departamento de futebol feminino, em parceria com a prefeitura de Vinhedo, onde manda, inclusive, parte de seus jogos, e teve uma temporada razoável, passando longe do rebaixamento no Brasileiro e conquistando uma incrível vaga nas semifinais do Paulistão, onde ficou à frente de times tradicionais e fortes no Futebol Feminino, como São José e Ferroviária, caindo para o Santos. Nesta temporada, a Macaca, que perdeu algumas atletas para o Timão, não começou bem o Paulista, com uma vitória e duas derrotas, mas espera entrar no eixo no Brasileiro. 

Associação PORTUGUESA de DESPORTOS 
São Paulo-SP 

Prisco Palumbo continua dirigindo a Lusa no Brasileirão

Time de camisa no Futebol Feminino, quando teve uma das equipes mais fortes do país nos anos 90 e início de 2000, a Lusa volta à elite do futebol brasileiro depois do vice-campeonato da A-2 no ano passado. Dirigida por Prisco Palumbo, um dos maiores incentivadores do Futebol Feminino, a Portuguesa vem para a competição com uma equipe bastante jovem, que foi montada através de muita observação e busca nos times menores do estado de São Paulo. Porém, no início do Campeonato Paulista, a equipe ainda não engrenou: apenas uma vitória em cinco jogos. Porém, a Rubro-Verde espera melhorar no Brasileirão. 

RIO PRETO Esporte Clube 
São José do Rio Preto-SP 

Rio Preto é um dos favoritos na competição

Atual bi-campeã paulista e semifinalista do último brasileirão, competição que ganhou em 2015, o Rio Preto continua com sua forte base e quer conquistar títulos nesta temporada. O time continua comandado por Chico Reguera e mantém nomes experientes, como Suzana, Siméia e Jéssica, que completou 19 anos defendendo a equipe. No Campeonato Paulista, até aqui, foram dois empates, contra Audax e Ferroviária, além de uma vitória sobre a Ponte Preta. Porém, quem conhece a história do Rio Preto no Futebol Feminino sabe que não se pode acomodar contra a equipe. 

SANTOS Futebol Clube 
Santos-SP 

Maurine continua defendendo as Sereias da Vila

Atual campeão brasileiro e bi-vice estadual, as Sereias da Vila tiveram algumas mudanças importantes na virada do ano. A grande estrela do Futebol Feminino no Brasil em 2018, a atacante argentina Sole Jaimes, deixou o clube para atuar na China. Porém, o time da Vila Belmiro também trouxe reforços, como a atacante Chú Santos. Além disso, houve troca no comando técnico: saiu Caio Couto e veio Emily Lima, ex-Seleção Brasileira. No Paulista, as Sereias titubearam no começo, empatando com o São José e perdendo para o Corinthians, mas já emendou uma goleada na Portuguesa. 

Associação Acadêmica e Desportiva VITÓRIA DAS TABOCAS 
Vitória de Santo Antão-PE 

Leandro Silva é o novo treinador do Vitória

De técnico novo e elenco reformulado: é assim que o Vitória vai para a competição. O Tricolor das Tabocas anunciou o nome de Leandro Silva para comandar a equipe no Campeonato Brasileiro Feminino Série A1 2018. O técnico tem passagens pelo XV de Piracicaba/SP, de 2014 a 2017, e o 3B da Amazônia, onde conquistou o acesso para a Série A2 do Brasileirão Feminino. No Tricolor das Tabocas, o clima é de otimismo. “A missão é levar o Vitória a buscar esse título do Brasileiro”. Nas quatro linhas, poucas caras conhecidas do torcedor. As volantes Godoi e Verônica e a atacante Ronaldinha têm passagem pelo clube.

Regulamento 

O Santos é o atual campeão da competição

O Campeonato será disputado em quatro fases: na primeira fase os 16 clubes formarão dois grupos de oito clubes cada. Os quatro primeiros de cada grupos se classificam para as quartas-de-final e o último de cada grupo serão rebaixados para a Série A2; na segunda fase (quartas-de-final) os clubes se enfrentam no sistema eliminatório (“mata-mata”) classificando-se o vencedor de cada grupo para a terceira fase (semifinal) os clubes se enfrentam no sistema eliminatório classificando-se o vencedor de cada grupo para a quarta fase (final), onde os dois clubes se enfrentam também no sistema eliminatório para definir o campeão. Confira aqui a tabela completa da competição.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações