A Fita Azul do Flamengo de Caxias em 1962

A delegação do Flamengo de Caxias: foram nove vitórias e três empates em solo argentino

Uma das honrarias mais interessantes dadas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) era a Fita Azul do Futebol Brasileiro. A premiação era dada, entre as décadas de 50 e 70, para os times que iam excursionar no exterior e voltavam invictas. Muitos times já conquistaram o feito, desde o Santos, Corinthians, São Paulo, Santa Cruz, Portuguesa e Coritiba, até times menores, só que com tradição, como a Portuguesa Santista. Quem está neste hall é o Flamengo de Caxias do Sul, que é o atual Caxias.

A excursão que resultou na Fita Azul do Grêmio Esportivo Flamengo é de 1962. Quem arranjou a viagem foi um empresário argentino, Juan Doce, que já havia levado o time para enfrentar e perder para a seleção Uruguai por 6 a 1. A visita à Argentina foi muito bem sucedida e resultou 9 vitórias e 3 empates.

A delegação embarcou no avião da Cruzeiro do Sul, em Porto Alegre, em 9 de abril de 1962, véspera do 27º aniversário do clube. Na Argentina, foram 5 mil quilômetros de ônibus, que os jogadores apelidaram de “El Condor”, passando pelas províncias de Buenos Aires e Mendoza e Bahía Blanca.

Em Buenos Aires, o metrô era novidade para quase todos na delegação. Aírton e os ex-goleiros Nilson e Negri decidiram fazer um passeio. Em Almagro, Negri e Nilson resolveram dar a volta na estação e pagar o trem no sentido oposto para voltar. Aírton preferiu seguir em frente e empolgou-se tanto que foi até o fim da linha. "Quando voltei ao hotel passava de duas da manhã", diverte-se.

Aírton Bueno Carvalho, Arthur Moraes de Andrade e Aribaldo De Negri estiveram na viagem
(foto: Porthus Junior/Pioneiro ClicRBS)

No retorno, um susto. Um problema na aeronave atrasou o retorno em quase 12 horas. A chegada dos invictos a Caxias do Sul, em 15 de maio, provocou uma comoção que o Pioneiro descreveu assim: “Caxias do Sul tributou ao Flamengo a maior recepção de todos os tempos”.

Confira os jogo da campanha:

10/04 – Seleção de Bahia Blanca 2×3 Flamengo de Caxias
13/04 – Seleção de Mar del Plata 3×3 Flamengo de Caxias
16/04 – Seleção de Tandil 1×5 Flamengo de Caxias
19/04 – Seleção de Tunuyan 1×6 Flamengo de Caxias
22/04 – Pacífico 2×6 Flamengo de Caxias
25/04 – Seleção de San Rafael 1×3 Flamengo de Caxias
28/04 – Godoy Cruz 1×1 Flamengo de Caxias
01/05 – Seleção de San Nicolau 3×5 Flamengo de Caxias
04/05 – Pedal Pergamino 2×4 Flamengo de Caxias
07/05 – Seleção de Zarate 0×2 Flamengo de Caxias
10/05 – Seleção de Mercedes 2×6 Flamengo de Caxias
13/05 – Gimnasia y Esgrima 2×2 Flamengo de Caxias
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações