Campeonato Paulista Feminino 2018 começa neste sábado


Com a participação de 13 equipes, envolvendo 10 cidades do estado de São Paulo, começa neste sábado, dia 24, com a partida entre São José e Santos, a edição de 2018 do Campeonato Paulista de Futebol Feminino, a competição regional na modalidade mais forte do país. E as equipes entram na competição tentando evitar o tricampeonato do Rio Preto, um dos times mais fortes do Brasil.

A competição deste ano tem algumas baixas. A primeira delas é que disputarão 13 equipes, três a menos que no ano anterior. Entre os times que desistiram está o XV de Piracicaba, que desmontou seu departamento de Futebol Feminino, mesmo com vaga garantida no Campeonato Brasileiro da Série A-2. Além disso, não há nenhum estreante ou agremiação retornando: todos os participantes deste ano jogaram a competição em 2017.

Para 2018, as 13 equipes estão divididas em dois grupos, sendo um com seis e outro com sete, sendo que quatro times de cada chave avançam, formando outros dois grupos na segunda fase. Duas equipes de cada lado avançam às semifinais e a partir daí é mata-mata em dois jogos, até a definição do campeão. Confira a tabela da competição (aqui), o regulamento (aqui) e abaixo os participantes:

GRUPO A
FRANCANA - PONTE PRETA - EMBU DAS ARTES
FERROVIÁRIA - AUDAX - RIO PRETO

Em busca do tri, Rio Preto entra como favorito no Grupo A
(foto: arquivo FPF)

Atual bi-campeã da competição, o Rio Preto entra na competição querendo buscar o tri! Para isto, manteve a base do título do ano passado e espera fazer campanha. Porém, não terá vida fácil já na primeira fase. A Ferroviária, que desde o ano passado vem profissionalizando suas atletas, as Guerreiras Grenás, espera ter uma temporada melhor que 2017 e fazer frente ao rival.

Outro time que pode fazer frente ao Jacaré de São José do Rio Preto é a Ponte Preta, que fez um bom ano, se mantendo na Série A-1 no Brasileiro e chegando às semifinais do Paulistão. A incógnita fica para o Audax: o atual campeão da Libertadores não tem mais a parceria com o Corinthians e espera fazer bom papel.

Ferroviária fez amistoso contra o Corinthians e perdeu por 1 a 0
(foto: divulgação Guerreiras Grenás)

Fechando o grupo, uma equipe que pode surpreender é o Embu das Artes. Em 2017, foi apontado como o 'saco de pancadas' da competição, ficou longe disso e deve herdar a vaga do XV de Piracicaba na A-2 do Brasileiro. Fechando o grupo, a Francana entra como azarão e não deve passar de fase.

Palpite de O Curioso do Futebol: devem passar para a segunda fase, na ordem, Rio Preto, Ferroviária, Ponte Preta e Audax.

GRUPO B
PORTUGUESA - CENTRO OLÍMPICO - JUVENTUS
TAUBATÉ - SANTOS - SÃO JOSÉ - CORINTHIANS

Emily Lima estreia oficialmente comandando as Sereias

Mesmo com mudanças ao fim da temporada, o Santos, atual campeão brasileiro e vice paulista, pinta como favorito na competição. As Sereias da Vila perderam a artilheira argentina Sole Jaimes, que foi atuar na China, mas recebeu reforços e uma nova treinadora: Emily Lima, ex-Seleção Brasileira. Quem quer desbancar time de Baixada de favorito é o Corinthians, que mesmo sem a parceria com o Audax, manteve a base que foi campeã da Libertadores pelo time de Osasco e ainda se reforçou.

Ainda falando em favoritos, não podemos esquecer do tradicional São José, que para esquecer o fraco 2017, reformulou boa parte do elenco e promete brigar pelo título. Já a Portuguesa, que em 2018 volta à elite do campeonato nacional, após o vice na A-2 do Brasileiro no ano passado, quer fazer bom papel e chegar às finais do Paulista.

O Corinthians em 2018 promete brigar pelos títulos

Brigando para desbancar a Portuguesa de quarta força no grupo, temos o Juventus, que mantém o seu departamento de futebol feminino constantemente, mas que não vem conquistando bons resultados nas últimas temporadas, e o Taubaté, que espera fazer um bom papel. Para encerrar, uma incógnita: tradicional revelador no Futebol Feminino, o Centro Olímpico teve um 2017 para esquecer. Porém, se a nova safra de jogadoras da equipe estiver forte, o time da capital pode surpreender e até classificar para a segunda fase.

Palpite de O Curioso do Futebol: devem estar na segunda fase, na ordem, Santos, Corinthians, São José e Portuguesa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações