Teremos mais uma edição da Copa SP com poucas perspectivas de revelar craques

Por Lula Terras

Corinthians campeão em 2017: poucas chances aos atletas no time principal

A Federação Paulista de Futebol divulgou na semana passada os grupos da 49ª Edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a ser realizada de 2 a 25 de janeiro de 2018, com a participação recorde de 132 equipes, distribuídas em 32 sedes espalhadas por todo o Estado. Criada em 1969, quando era chamada de Taça São Paulo de Juniores, esta competição é a mais importante da categoria Sub 20, inclusive com a participação, em algumas edições, de equipes estrangeiras.

Até aí tudo bem. Mas sua fama de reveladora de craques vem se perdendo ao longo dos anos, devido o constante aumento de equipes participantes. A Copinha, como também é chamada, vai, aos poucos perdendo sua essência de privilegiar as agremiações que fazem um trabalho de base e se consolidando, como uma verdadeira vitrine, onde grandes empresários do futebol, acabam por formar suas próprias equipes, com o objetivo principal de expor seus produtos para as grandes equipes brasileiras e do exterior.

Pensar que a competição já revelou craques do calibre de um Paulo Roberto Falcão, em 1972, defendendo o Internacional de Porto Alegre. Na mesma edição, também foi revelado o volante Toninho Cerezzo, que defendeu o Clube Atlético Mineiro; Casagrande, em 1980, jogando pelo Corinthians; Raí, pelo Botafogo de Ribeirão Preto, atuação que serviu de base para sua contratação pelo São Paulo.


Nos últimos anos, poucos apareceram, como William, Neymar e Gabriel Jesus, que são destaques da Seleção Brasileira, comandada por Tite. Porém, convenhamos, é muito pouco para um País, que já foi reconhecido mundialmente como o País de Chuteiras, entre outras expressões, também muito conhecida.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações