Filme sobre a centenária história da Briosa será lançado nesta terça

Por Victor de Andrade


No próximo dia 20 de novembro, a Associação Atlética Portuguesa, tradicional clube da cidade de Santos, completa 100 anos de fundação. Para comemorar a data, vários materiais estão sendo lançados e um deles terá estreia nesta terça-feira, dia 7, às 20 horas, no Cine Roxy 5, no Gonzaga: o filme "A Mais Briosa - Um Amor 100 Divisão".

Definido como um docuficção, onde depoimentos de ex-jogadores, atletas que ainda atuam, jornalistas e torcedores se misturam a uma história ficcional, onde Lino, um barbeiro português, residente em Santos, recebe o seu neto, que está de férias e mora no exterior. O garoto começa a indagá-lo sobre que clube é aquele que ostenta fotos e bandeiras decorando a barbearia. E o avô, orgulhoso, passa a dar a narrativa do filme, com base na história da Portuguesa Santista.

Guilherme Bernardo e Samarone, autor do gol do título de 1964

Dirigido por Guilherme Bernardo, o filme começou a ser idealizado em 2016, ano do título na Segunda Divisão Paulista. Aliás, Bernardo, filho de portugueses, é torcedor da mais Briosa e acompanha a equipe desde 1996, quando o time Rubro Verde também conseguiu um acesso. Com tudo isto, o diretor tirou a ideia da gaveta e passou a produzir o trabalho em 2017.

As filmagens começaram em abril, e conta com depoimentos de grandes nome da história da Briosa, como Pepe, treinador do time de 2003, terceiro colocado no Paulistão, Walter Dias, jornalista e setorista da Portuguesa Santista desde os anos 50, Rico, atacante em 2003 e 2005, craques do time de 1964, campeão paulista da divisão de acesso, como Adelson, Pereirinha e Samarone, atletas de 1996, como Fernando Matos e Balu, e alguns que conquistaram o título de 2016, como Lucas Lino, Éric Mamer Ricardinho. Até este que vos escreve participa do filme. Ao todo, foram 26 entrevistas, que deu no total mais de 50 horas de gravação.

Equipe de gravação no Estádio Ulrico Mursa

O lançamento do filme, nesta terça-feira, dia 7, será apenas para convidados, pessoas que participaram do filme e imprensa. Porém, o torcedor da Briosa e os simpatizantes poderão ver o "A Mais Briosa - Um Amor 100 Divisão" no Museu de Imagem e Som de Santos (MISS), ainda no mês de novembro, nos dias 21 (às 19 horas), 23 (às 15 horas) e 24 (às 19 horas). O MISS fica na Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, na Vila Mathias, em Santos.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações