Corinthians campeão da Supercopa do Brasil de 1991

Por Victor de Andrade

Neto fez o único do jogo, que deu o título ao Timão (foto: arquivo SCCP)

Criada em 1990 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Supercopa do Brasil foi uma competição que envolvia os campeões brasileiros e da Copa do Brasil do ano anterior. A disputa teve apenas duas edições, a de 1990, vencida pelo Grêmio (e você pode conferir aqui) e a de 1991, tema deste texto, vencida pelo Corinthians.

Ao contrário de 1990, onde os jogos entre Grêmio e Vasco na primeira fase da Copa Libertadores valeram como a disputa da competição, a CBF resolveu, em 1991, marcar um jogo para a decisão do título. O confronto reunia o Corinthians, vencedor do Campeonato Brasileiro de 1990, e o Flamengo, que conquistou a Copa do Brasil do mesmo ano.

O troféu conquistado pelo Corinthians

O local escolhido foi o Morumbi, pois o mando seria do Corinthians, vencedor da competição mais importante. Então, no dia 27 de janeiro, o Timão entrava no gramado do Cícero Pompeu de Toledo para enfrentar o Flamengo, disputando mais um título nacional.

O jogo começou equilibrado, com as duas equipes criando poucas chances de gol. Também, era algo aceitável, pois era início de trabalho e os atletas estavam voltando de férias. Assim como na Europa, a Supercopa do Brasil era uma espécie de abertura da temporada do futebol brasileiro. Assim, o primeiro tempo terminou com o placar de 0 a 0.

O Corinthians, de Márcio, venceu o Flamengo,
de Marcelinho, e conquistou a Supercopa de 1991

Na segunda etapa, o Timão voltou melhor e passou a atacar mais, até que, aos 25 minutos, Giba recebe passe de Tupãzinho na direita e cruza a bola na área. O goleiro do Flamengo, Zé Carlos, e o zagueiro Aílton se chocam, deixando a bola nos pés de Neto que, com a perna direita, faz o gol que deu o título ao Corinthians.

O 1 a 0 no Morumbi deu ao Alvinegro o título da Supercopa do Brasil de 1991, o segundo em âmbito nacional da história do clube. Esta conquista foi, exatamente, um mês e 11 dias depois da vitória de 1 a 0 sobre o São Paulo, que deu ao Corinthians o Brasileirão de 1990.

O gol de Neto que deu o título ao Timão
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações