Rosenborg e Lincoln Red Imps – Os recordistas de títulos nacionais seguidos

Por Lucas Paes

O Rosenborg da Noruega é o recordista de títulos seguidos em uma liga profissional 
(Foto: Getty Images)

Conquistar títulos de um campeonato nacional de maneira seguida não é uma tarefa fácil em praticamente nenhum lugar no mundo. Mesmo em países onde um time domina, as vezes um clube diferente evita sequências grandes de títulos conquistando a taça em um ano. Em países com o futebol mais desenvolvido, como Itália e Espanha, é difícil que um time passe da marca de um penta-campeonato seguido. Na Bota, por exmeplo, a Juventus chegou ano passado ao recorde ao conquistar o hexa. Mas o Lincoln Red Imps, de Gilbratar e o Rosenborg, da Noruega, quebram tal lógica.

No caso do alvinegro noruegues, o enorme período de dominação começa com a completa profissionalização do clube, que ocorreu apenas no fim da década de 80. Além disso, o dinheiro recebido de um novo patrocinador permitiu maiores investimentos. Pioneiro em tal ação entre os clubes noruegueses, o alvinegro começou a colher frutos rapidamente. 

Os Trollongan adotavam um estilo de jogo ofensivo e focado em marcar gols, diferente do defensivo (e eficiente) jogo da Seleção Norueguesa nos anos 90. Com o hábito de marcar muitos gols e jogar de maneira bonita, o clube começou um periodo de dominação enorme entre 1992 e 2005, conquistando 13 títulos consecutivos. 

Vitória sobre o Borussia Dortmund dentro da Alemanha, em 2000

Não foi só em campos noruegueses que o Rosenborg foi bem no período, por duas vezes, a equipe passou da primeira fase da Liga dos Campeões da Europa. Em 1997, foram até as quartas de final, eliminados pela Juventus de Turim. Em 2000, chegaram a segunda fase de grupos, num sistema diferente do atual, tendo entre os grandes resultados uma vitória por 3 a 0 sobre o Borussia Dortmund, na Alemanha.

Além de todo o histórico de conquistas, alguns dos grandes atletas da Noruega foram revelados no Rosenborg. O maior exemplo talvez seja o atacante Iversen, um dos maiores artilheiros da seleção nacional com 21 gols marcados, que por sete anos jogou no Tottenham, da Inglaterra. Além deles, é possivel citar Riseth, Strand e Rise (o goleiro), todos jogaram nas duas vezes em que a Noruega esteve na Copa do Mundo recentemente (1994 e 1998).

O outro clube que possui um recorde de títulos seguidos vem de Gibraltar: o Lincoln Red Imps inclusive conquistou a sequência de taças recentemente, entre os anos de 2003 e 2016 foram 14 vezes levando a Gibraltar Premier League. Porém, o Lincoln é de uma liga semi-profissional, diferente da situação dos nórdicos. 

Equipe do Lincoln Red Imps de 2015 
(Foto: Gilbratar Football Association)

Apesar da sequência, foi apenas em 2014 que o time vermelho, preto e branco teve a oportunidade de participar da Liga dos Campeões da UEFA, após seu país de origem finalmente entrar para a UEFA como uma seleção de um país independente. Porém, a equipe ainda não conseguiu chegar a fase de grupos da competição, caindo sempre nas pré eliminatórias.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações